CI

Inoculação em Soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade


Carlos Roberto Dellavalle Filho
Já está chegando a hora de plantarmos a nova safra de soja 2015/2016 e com isso é extremamente importante utilizarmos tecnologias para maximizarmos o potencial de rendimento desde o início com tratamentos de sementes, e uma delas é a inoculação da semente devido ao fornecimento do elemento mais requerido pela planta o N.
As principais fontes de fornecimento de nitrogênio para a soja são: Decomposição da Matéria Orgânica (MO), fixação não-biologica, fertilizantes nitrogenados e a Fixação Biológica do Nitrogênio atmosférico N2.
A inoculação tem sido uma pratica amplamente incorporada no sistema produtivo da cultura porque demonstrou que permite incrementar os rendimentos de maneira significativa e acima de tudo sustentável 
 Isso porque a soja tem um elevado teor de proteína e para produzir essa proteína ela necessita de elevada quantidade de Nitrogênio para cada tonelada de soja produzido, entre as formas da planta obter nitrogênio está a Fixação biológica do nitrogênio (FBN), essa  fixação de nitrogênio se da através da simbiose estabelecida entre as bactérias especificas (Bradyrhizobium japonicum) e a planta através de bactérias do gênero Bradyrhizobium. 
Para cada TONELADA de soja que produzimos em média necessitamos de 80 Kg de Nitrogênio.
Então para obtermos:
-2.000 Kg/ha —> 160 Kg de N
-3.000 Kg/ha —> 240 Kg de N
-4.000 Kg/ha —> 320 Kg de N
Vale lembrar que os fertilizantes químicos são caros e a FBN através da inoculação é uma prática muito barata, o menor custo dos insumos utilizados na cultura da soja.

A soja é uma cultura exótica em nosso país (Soja é Originaria da Asia), por isso não existe a presença em nossos solos de Bradyrhizobium de forma natural específicos, por isso devemos aderir a essa prática, principalmente em solos sem histórico de plantio tais como áreas novas, imprescindível a inoculação dessas sementes. Uma vez que inoculamos com sucesso o rizobio do inoculante colonizam o solo no decorrer dos anos. Mesmo que já tenha sido inoculado em anos anteriores,  estudos realizados apontam que para atingirmos altos potenciais produtivos devemos inocular a semente todos os anos independente da área.
Quando em contato com as raízes da soja, as bactérias infectam as raízes, via pêlos radiculares, formando os importantes nódulos. 
Um nódulo ativo ao cortar longitudinalmente a parte interna deve estar rosada isso devido a presença da leghemoglobina.
Pesquisas apontam ganhos com a reinoculação mesmo que já se tenha utilizado inoculante em uma determinada área, vale a pena utilizar novamente.
Podemos utilizar inoculantes na forma: líquida ou turfoso, e podemos aplicar diretamente a semente ou via sulco de plantio. Em nossa região o uso de inoculante liquido juntamente com as sementes talvez seja a mais usual pelos produtores com o uso de maquinas de TS (segunda caixa) ou tambor rotativo para o processo. O inoculante turfoso é favorecido pela proteção física que a turfa fornece. A formulação liquida é a preferida pelos produtores já que é mais fácil o trabalho. 
É muito importante ao adquirir Inoculantes alguns cuidados básicos: Busque um revendedor de confiança que possua amparo legal e técnico, exija sempre Nota Fiscal, além disso adquira somente inoculantes aprovados pelo MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve constar na embalagem o número do registro no MAPA, cuidado com o prazo de validade, jamais comprar produto vencido, pois são seres vivos, as bactérias possuem validade, certificar-se de que o mesmo estava armazenado em condições satisfatórias de temperatura e arejamento, ao transportar as caixas de inoculante conservar o inoculante em lugar fresco e bem arejado, não expor diretamente ao sol.
Não podemos esquecer das boas praticas no campo para obtermos um bom resultado na inoculação: Realizar a inoculação em local sombreado e fresco,  lembre-se que após a inoculação sua semente estará com organismos vivos nelas, ou seja, mantenha em local arejado e sombreado e fresco (evitar locais de extremo calor) até o plantio; quanto mais próximo do plantio o processo de inoculação melhor será o resultado, o correto é inocular no mesmo dia.
Em resumo, as sementes com a adição de inoculantes em  soja requerem os mesmos cuidados equivalentes aos recomendados para os inoculantes.
Podemos concluir que existem vários motivos para inocularmos as sementes tais como: Permite que cada semente contenha uma carga de rizobium para uma adequada nodulação, incorporar cepas ativas e eficazes para fixar N, e aumentar o rendimento em grãos. Tudo isso para que possamos da melhor forma fornecer nitrogênio pela fixação biológica, pois é a forma mais barata, fácil e eficiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.