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Planejamento Estratégico para Gestão da Empresa Rural


Rogério de Melo Bastos

No artigo anterior, publicado em 10/08/1006, neste site, abordamos a gestão da empresa rural pela ótica da gestão eficaz do caixa. Isto também é estratégico para as empresas. Mas, agora vamos desenvolver o pensamento estratégico para a empresa rural, pelo qual as definições do negócio, missão, valores objetivos e metas darão as diretrizes que a empresa rumará. O empresário será realmente o timoneiro do barco em que está navegando.

 Há três níveis de gestão nas organizações: o Estratégico, o Gerencial ou tático e o Operacional. Nesta oportunidade vamos abordar as ferramentas que julgo importante para este nível de gestão da empresa rural – o Estratégico.

Estratégia deriva da palavra grega "strategus", que significa general. Literalmente: a arte do general ou aquilo que o general faz.

Nas organizações, alguém deverá preocupar-se em pensar o negócio estrategicamente, ou seja, definir qual o caminho, maneira ou ação mais adequada para atingir os objetivos que se propõe. 

              Na empresa rural, esta função cabe exclusivamente ao "general", ao líder, ao dono ou aquele  que em última análise ficará com o bônus do sucesso ou o ônus do fracasso. Será que um bom general sem um bom exército poderá vencer uma batalha? Será que um bom exército sem um bom general poderá vencer uma batalha? Eventualmente sim, via de regra não. Então surge a figura do líder, que deverá conquistar o seu grupo de trabalho (batalhão) através do exemplo, da confiança, do estímulo e da motivação.

               Somente após o empresário rural dar-se conta de que a liderança, no sentido amplo desta palavra,  deverá ser exercida por ele, então um planejamento estratégico será a ferramenta mais eficaz para o atingimento dos objetivos propostos.

               A primeira condição para utilização desta ferramenta é a certeza de sua necessidade e importância.  Não deixe que desculpas do tipo "agora não é o momento propício", "vamos esperar passar as dificuldades", "o ambiente ainda é muito instável", ou "estamos passando por uma recessão" impeçam de implementar um planejamento estratégico. Lembre-se sempre haverá uma pendência ou dificuldade, não espere que todas passem porque senão você nunca implementará o plano. Deve-se criar um ambiente onde todos possam dar a sua opinião, e as pessoas sintam-se valorizadas em poder contribuir, ainda que seja pequena a contribuição das pessoas que "fazem" a organização.

Planejar estrategicamente significa:

   Ø      possibilitar a identificação das oportunidades e ameaças que possam surgir no meio ambiente;

Ø      assegurar a necessária preparação às mudanças identificadas;

Ø      melhorar a exploração dos pontos fortes, das oportunidades, neutralizar os pontos fracos e as ameaças à empresa rural;

Ø      visualizar os problemas internos, externos e as prioridades de solução;

Roteiro prático para elaborar o Planejamento Estratégico da sua empresa rural:

1.      NEGÓCIO DA EMPRESA:

            Definir o negócio da empresa é explicar o seu âmbito de atuação. Na definição do negócio o empresário rural deve indicar que mercado atende, tipo de cliente atual ou em potencial, e não limitando-se apenas aos produtos que produz, afim de não limitar a visão do seu negócio, mas torná-la mais abrangente, visando a possibilidade de ampliação de suas atividades afins. A esta forma damos o nome de visão ampliada de negócio, não queremos mais ter a visão curta ou míope de negócio cuja visão nos limita ao nosso pequeno "mundo dos negócios", mas sim o reconhecimento de sua parte na cadeia produtiva em que atua. 

2.      MISSÃO:

A missão é um complemento importante porque, é através dela, que se informa qual o papel que desempenha no negócio.

É a determinação de onde a empresa quer ir, é a razão de sua existência e como tal deve refletir a motivação e o idealismo das pessoas para impulsionar o seu funcionamento. Um guia para o trabalho.

Ao definir a missão de uma propriedade rural – empresa rural – deve-se responder algumas – não necessariamente todas – das seguintes questões:

·        O que a empresa rural deve fazer?

·        Para quem a empresa rural deve fazer?

·        Porque a empresa rural deve fazer?

·        Como a empresa rural deve fazer?

·        Onde a empresa rural deve fazer?

 2. 1.VISÃO

Visão em Planejamento Estratégico é a capacidade de enxergar a empresa operando no futuro. È a capacidade de observar as megatendências da cadeia produtiva do seu negócio.

Para estabelecer a visão da empresa faz-se necessário analisar os seguintes aspectos:

Como é o nosso negócio?

Aonde queremos chegar com esse negócio?

Como gostaria de ser visto: pelos clientes? Pela cadeia produtiva? Pela sociedade onde está inserida a empresa? Pelos colaboradores?

3.      PRINCÍPIOS, POLÍTICAS OU VALORES DA EMPRESA.

Os princípios são o conjunto de valores da empresa, suas crenças, ideologias, o que acha certo, sua filosofia. Os princípios serão os orientadores para o processo decisório e para o cumprimento de sua missão. São os ideais da empresa e os alicerces para os seus planos e ações.

Os princípios, bem como a missão e visão, devem ser autênticos, praticados no dia-a-dia, inspirando confiança, respeito aos colaboradores, fornecedores, sociedade em geral, mas principalmente aos clientes da empresa.

4.      ANÁLISE DO AMBIENTE:

Outro aspecto relevante a ser considerado para elaborar o planejamento estratégico é a análise do ambiente geral e o ambiente competitivo da empresa afim de identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos fracos que podem influenciar nos resultados de sua atividade.

Atualmente as modificações do ambiente competitivo ocorrem com velocidade cada vez maiores e com mais freqüência. Visualizar as mudanças e monitorar o ambiente de competição passa a ter um valor extraordinário como fator decisivo do sucesso, sobrevivência ou fracasso da empresa rural.

 Ambiente Externo

A primeira preocupação e análise que a empresa deve fazer é em relação ao ambiente geral, ou macro ambiente, aquele ambiente mais amplo composto por condições e fatores externos que influenciam a empresa, no seu negócio, e no qual ela tem pouco ou nenhum poder de influência. As principais variáveis desse ambiente são: tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e geográficas.

É pela análise do ambiente externo que identificamos as oportunidades e ameaças sobre no negócio.

 Ambiente Interno

Outro ambiente que a empresa precisa analisar e conhecer detalhadamente é o operacional, ou seja, interno da propriedade rural. Esse ambiente é conhecido como ambiente competitivo , específico das operações diárias, que podem ser fatores limitantes ou de potencialidades. As principais variáveis desse ambiente são: Infra-estrutura de máquinas, equipamentos e benfeitorias, mão-de-obra, controles, recursos financeiros, etc.

É pela análise do ambiente interno que identificamos os pontos fortes e pontos fracos do nosso negócio.

Uma avaliação bem criteriosa deve ser feita em relação às oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos fracos, através de uma matriz de prioridades, para que a  partir daí possamos mais facilmente estabelecer os objetivos e metas, para os períodos de curto, médio e longo prazos.

5.      OBJETIVOS E METAS

Após a análise destes ambientes (externo e interno) a empresa rural já consegue mais facilmente visualizar as oportunidades e ameaças, os pontos fortes e pontos fracos que possam afetar o seu negócio e, a partir daí estabelecer suas estratégias afim de aproveitar as oportunidades identificadas   potencializando seus pontos fortes  minimizando as fraquezas e ameaças.

Para tanto, traçar objetivos e metas é fundamental para que as futuras decisões sejam consistentes e coerentes com o rumo que queremos dar ao negócio, conforme a missão estabelecida e os princípios destacados anteriormente.

Os objetivos são os resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa rural procurará alcançar em um determinado período de tempo.

As metas empresariais são etapas de forma quantificadas e com prazos estabelecidos necessários para o atingimento dos objetivos, permitindo melhor controle dos resultados que estarão sendo alcançados ao longo de um determinado período de tempo.

Características que os objetivos devem possuir:

·        Devem ser coerentes com os recursos e o ambiente da empresa;

·        Devem ser viáveis e desafiadores;

·        Devem ser desafiadores;

·        Devem ser mensuráveis;

·        Devem possuir prazos definidos;

·        Devem ser em número reduzido;

 Para finalizar, os objetivos podem ser classificados em objetivos de longo prazo (para mais de cinco anos), objetivos de médio prazo (de dois a cinco anos) e objetivos de curto prazo (até dois anos).

Um objetivo, pode ter mais de uma meta para alcançá-lo na sua plenitude, e ainda devem possuir um indicador para monitoramento da eficácia das ações estratégicas.

 6.      AÇÕES ESTRATÉGICAS E ORÇAMENTAÇÃO:

 Considerando  o negócio, a missão, os princípios, as análises dos ambientes interno e externo a definição dos objetivos e metas, há que se estabelecer um plano de ações para atingimento de cada objetivo e sua respectiva meta, conforme os recursos disponíveis, os pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades e ameaças existentes no ambiente.

O plano de ações estratégicas deve possuir prazos determinados e indicadores de controle para saber se estão sendo atingidas as metas de cada objetivo.

Cada ação estratégica deve estar associada com os recursos (físicos, técnicos, humanos e financeiros) necessários para cumpri-la.  A implementação da ação estratégica deve seguir um cronograma, para o gerenciamento mais profissional do trabalho, adequado ao fluxo de caixa, da organização para que não haja interrupções desnecessárias.  

 Verificação de Consistência

Para verificar a consistência do Plano de ações estratégicas, sugerimos o seguinte "check-list"

q       As ações estão relacionadas com as metas e estas com os objetivos da empresa?

q       São claras para que possamos entender e controlar?

q       São compatíveis com os recursos atuais e potenciais da empresa?

q       Aproveitam as oportunidades do mercado?

q       Minimizam as ameaças do mercado?

q       Potencializam os pontos fortes da empresa?

q       Neutralizam os pontos fracos da empresa?

q       Respeitam e reforçam o negócio, a missão e os princípios da empresa?

q       São coerentes?

Muito bem, meu caro empresário rural. Siga estes passos e terás um Planejamento Estratégico para o seu negócio.

Bom trabalho!

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