CI

Sindag na Estrada teve encontros no MS e GO



Gabriel Colle

Foram três reuniões com empresários e operadores privados debatendo cenários e perspectivas regionais, além de atualidades sobre tendências, projetos e demandas do setor

O Sindag realizou na última semana uma rodada de três encontros do Sindag na Estrada, reunindo empresários aeroagrícolas (prestadores de serviços para fazendas)  e operadores privados (produtores ou cooperativas que têm suas próprias aeronaves) no Mato Grosso do Sul e em Goiás. No território sul-mato-grossense, reuniões o foram em Dourados (na sede do Grupo Mossmann), na quarta-feira (25,) e Chapadão do Sul (na Fazenda Júlio Martins), na quinta (26). Já o terceiro encontro foi na capital goiana, também na quinta (26), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Com os encontros em cada Estado a cargo, respectivamente, do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, e do diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle. Sempre com foco no diálogo sobre os desafios, avanços e o futuro do setor.

Segundo Oliveira, em seus encontros foi marcante a surpresa dos operadores diante da quantidade de informações e avanços alcançados pelo Sindag no último ano. “Eles ficaram surpresos, tanto pelas vitórias do setor quanto pela quantidade de desafios que surgiram nesse período em que não realizávamos o Sindag na Estrada no MS”, observou o diretor. “Isso mostra como eventos como esse são importantes para manter os associados atualizados.” Entre os temas discutidos nos roteiro sul-mato-grossense, destacou-se a preocupação dos operadores com a presença de drones agrícolas ilegais no campo. Ao mesmo tempo em que os empresários e operadores privados presentes nos encontros deixaram claro estar focados não só na legalidade das operações, mas na constante atualização documental de suas aeronaves (tripuladas ou remotas), instalações e pessoal. Lembrando que os órgãos reguladores do Estado estão entre as entidades (de todo o País) que receberam ofícios do Sindag solicitando maior rigor contra eventuais ilegalidades. O que deve ser reforçado pela entidade.

LIDERANÇAS

Já em Goiânia, o encontro abrangeu basicamente empresários aeroagrícolas e lideranças do setor – como os conselheiros do Sindag, Tiago Textor, e do Instituto Brasileiro da Aviação agrícola (Ibravag), Gianni Bozzetto. As discussões na sede da OCB/GO giraram em torno da insegurança provocada pelos mitos em torno da atividade e de estratégias para aumentar a competitividade das empresas – garantindo rendimento mesmo com aumento do custo operacional e margens de lucro apertadas. “Um grande exercício que fizemos neste Sindag na Estrada foi discutir o futuro. Já adiantando o tema do Congresso AvAg (Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que vai ocorrer em agosto, no Mato Grosso)”, destacou Gabriel Colle. “A transição de tecnologia, evolução, o que a inteligência artificial vai representar na nossa atividade. Tudo em torno da competitividade”, reforçou Colle.

O Sindag na Estrada surgiu em 2017, com encontros presenciais em diversas partes do País, com foco em integrar e levar informações atualizadas aos operadores aeroagrícolas, profissionais do setor e todo o público ligado ao segmento. Ao mesmo tempo em que se promove a integração e a troca de informações sobre o cenário aeroagrícola em cada local. “Os encontros reforçaram novamente a importância desse compromisso com o diálogo regional”, completou Colle. Segundo o dirigente as próximas rodadas do projeto ocorrerão no Rio Grande do Sul e em outros Estados. Nesse meio tempo, todos os participantes de agora também já confirmaram presença no Congresso AvAg, em agosto, “onde todos esses debates serão ampliados”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.