CI

Comece 2006 equilibrado nas finanças


Cláudio Boriola

              Quem não quer começar o novo ano com o pé direito? Para isso é necessário observar algumas dicas importantes para ter uma vida financeira saudável e iniciar bem o ano de 2006. O mês de dezembro é esperado por muitos brasileiros com a expectativa de rechear o bolso com o décimo terceiro. O dinheiro é bem-vindo, mas a alegria dura pouco. Entra ano, sai ano e sempre esquecemos dos primeiros meses do novo ano: janeiro e fevereiro. Todo início de ano é a mesma história, e muitos passam por dificuldades financeiras porque esquecem alguns compromissos que não deixam de pesar no bolso como IPVA, IPTU, matrícula e materiais escolares entre outras despesas fixas existentes. Os lojistas estão otimistas, e as lojas, cheias de consumidores, afinal precisam vender e assim engordar os caixas. A quantidade de pessoas impacientes e contagiadas pelas famosas campanhas de marketing, que as tornam incontroláveis pela onda do consumismo, é assustadora. Até parece estar chegando o fim do mundo para comprar um pequeno presente de Natal. Será que essas compras estão sendo planejadas com antecedência? Para aqueles que têm como objetivo terminar o ano sem dívidas, ainda há tempo, pois restam poucos dias para o término de dezembro, mas é importante fazer um "raio-X" das pendências financeiras.

 

                Após detectar todas as dívidas, atualize seus valores calculando juros de 1% (um por cento) ao mês para chegar ao valor real; depois disso e com o valor disponível, procure o credor e faça a proposta para pagamento, mas não esqueça de valorizar cada centavo do seu dinheiro, não pague o preço da humilhação e muito menos, juros abusivos. Não alcançando sucesso nas negociações, a dica é manter a calma. Deixe passar alguns dias e procure o credor quantas vezes for necessário, ele observará a sua boa vontade de querer pagar a dívida; em última hipótese, não obtendo resultados, procure auxílio de um intermediador técnico de sua confiança, o qual lhe garantirá ótimos resultados ao seu bolso. Nessa época, os credores sabem que os consumidores estarão utilizando o salário extra para pagamento das dívidas, mesmo assim é preciso ter muito cuidado e atenção e analisar cada caso separadamente. Existem dívidas que ultrapassam o seu valor real, inclusive o décimo terceiro não alcança o saldo devedor, e as negociações passam a ser em parcelas de longo prazo. Antes de firmar qualquer acordo, faça os cálculos e analise a quantidade de juros embutidos nas parcelas, certificando-se de que cabem no seu orçamento e não esqueça que os juros não podem ultrapassar 1% (um por cento) ao mês. Elabore, antes de tudo, um Planejamento Financeiro para ajustar e adequar as reais condições. Assim você poderá cumprir os acordos celebrados. Um bom conselho utilizado é "Não faça dívidas para pagar dívidas", isso agravará a sua vida financeira futura. O auxílio virá por meio da elaboração de um planejamento financeiro (controle de ganhos e despesas), o qual lhe ajudará a detectar onde serão efetuados os cortes dos gastos desnecessários e supérfluos para a sua real sobrevivência. Essa é uma das técnicas mais utilizadas para lhe ajudar a sair do endividamento sem haver necessidades de comprometer a maior parte do seu salário. Muitos querem pagar e não conseguem por causa das explorações sofridas na hora das negociações, daí nos resta percorrer um último caminho, buscar o socorro na Justiça. Somente assim estaremos construindo um país melhor, sem permitir que os exploradores existentes no mercado financeiro continuem a explorar os mais humildes. Boas festas e feliz 2006 com muita Paz, Saúde e Crédito!

 

* O conteúdo deste artigo faz parte da palestra "Vida Financeira Saudável".

 

Cláudio Boriola

Escrito originalmente por Cláudio Boriola, Consultor Financeiro, Palestrante especialista em Economia Doméstica e Direitos do Consumidor.

Autor do livro  Paz, Saúde e Crédito - O livro que vai mudar a sua vida e do

Projeto Educação Financeira nas Escolas.

 

 Esclareça suas dúvidas com o Consultor Clique aqui

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7