CI

Discussão em relação aos transgênicos I


Gilberto Ken-Iti Yokomizo

Após a liberação pelo governo federal em relação ao plantio da soja transgênica, houve um grande alarde nos noticiários, induzindo a população a buscar mais informações referentes a este assunto, visando esclarecer suas dúvidas. O enfoque que tem se observado nos diversos artigos é uma postura radical das partes que são a favor e as que são contra, não esclarecendo nada e apenas criando uma massa com posição definida, mas sem subsídios teóricos do problema. Deste modo é imperativo que sejam publicados artigos em todos os meios de comunicação que busquem fornecer informações para que o leitor crie sua opinião e realmente saiba qual o problema potencial.

A discussão vem sendo centrada apenas em algumas culturas agrícolas, gerando uma imagem de que estas são as vilãs dos transgênicos, apenas para esclarecer existem muitos outros transgênicos no mundo, desde aqueles destinados a fermentação para obtenção de vinho, do álcool; como aqueles com fins medicinais, como os hormônios de crescimento (somatotropina), a insulina, entre outros diversos. Resumidamente poderíamos dizer que os transgênicos existem em nossas vidas tanto diretamente, quando consumidos por nós, como também indiretamente, quando temos conhecidos que necessitam de insulina, ou de somatotropina, ou outro produto originado de algum OGM (organismo geneticamente modificado). Com base nestes fatos devemos raciocinar e ponderar para cada produto individualmente, verificando a quem está beneficiando, é lógico que se estiver beneficiando em maior proporção as multinacionais, este é um OGM que aparentemente não nos é tão interesssante, porém se encontrarmos um OGM que é amplamente utilizado na área médica, em enriquecimento nutricional, em melhor qualidade do produto para fins diversos, deveremos parar e ponderar a relação custo/benefício, se uma parcela das pessoas necessitam destes produtos para sobreviver, então temos OGM´s importantes na sociedade e que muitas vezes são ignorados nas discussões dos ambientalistas radicais, induzindo a uma antipatia generalizada por parte da população leiga e que é facilmente induzida por pessoas que apresentam uma capacidade de oratória excepcional.

Esta série de artigos visa apresentar subsídios técnico-científicos tanto em relação aos produtos transgênicos como também de seus possíveis efeitos em termos ambientais e ecológicos, visando criar no final uma massa crítica, independente do nível de instrução acadêmica, mas que seja capaz de discernir sobre as notícias e discussões existentes nos meios de comunicação em relação ao assunto, e não ser induzido apenas, como tem sido observado.

Gilberto Ken-Iti Yokomizo

Dr. em Genética e Melhoramento de Plantas

Pesquisador da Embrapa Amapá

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.