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Edifique para ser edificado


Wilson Mileris
Eis uma norma básica para obter o sucesso: Seu sucesso depende do apoio e do respeito dos outros.

Um dos maiores obstáculos entre sua meta e o alcance do seu objetivo é o apoio e respeito que você consegue dos outros. Para obter esse apoio, é preciso desenvolver o hábito de construir boas relações com seus superiores e subordinados e a ferramenta mais eficaz é a capacidade de EDIFICAR as pessoas.

Edificar significa conduzir qualquer comentário a respeito de uma pessoa, destacando as virtudes, as qualidades e os méritos dessa pessoa. Contudo, os modelos mentais vigentes conduzem a maioria dos comportamentos às críticas, às falhas e às limitações das pessoas.

Encare esse tema da seguinte forma: um diretor depende de várias pessoas para executar suas instruções. Se elas não cumprirem essas instruções, o presidente da companhia concentrará sua atenção crítica no chefe e não nos empregados. Esse padrão vale para os vendedores que dependem dos seus clientes para cumprir sua missão. Se as pessoas não receberem o apoio e o respeito devidos elas não comprarão e o vendedor terá falhado.
Igualmente, o diretor de um colégio depende dos professores para levar avante o seu programa educacional; um político depende dos seus eleitores; um dono de uma rede de varejo só consegue êxito se os gerentes e supervisores aceitarem sua liderança, que reflete nos consumidores que compram suas mercadorias.

Os novos padrões de liderança exigem que os comandantes consigam o apoio e respeito dos seus liderados para atingir seus objetivos.

Agora é tempo de perguntar: O que deve fazer um líder para conseguir apoio da sua equipe? A resposta é: Aprenda a edificar as pessoas que trabalham e interagem com você para que o respeito e o apoio sejam manifestados.

As pessoas que conseguem prosperar na sua vida pessoal e profissional detêm, além do conhecimento técnico, uma habilidade social bastante acentuada. E essa habilidade é a capacidade de edificar.

O líder precisa aprender que seu poder de alavancar depende muito mais do respeito que devota à sua equipe e capacidade de apoiar seus colaboradores do que da sua perícia técnica. Suas competências básicas são a delegação, o empowerment, a defesa da visão do futuro e o hábito de edificar seus colaboradores.

Note bem isso. Uma pessoa não é puxada para uma posição superior. Ela é elevada. Ela é edificada. Na prática, somos elevados pelos que nos conhecem como pessoas que edificam as pessoas que a cercam.

Alguns princípios que devem ser considerados para promover a edificação das pessoas que participam do seu universo.

1- Seja agradável. Esforce-se para interessar-se, sinceramente, pelas outras pessoas.
2- Seja sociável. Tome a iniciativa de fazer amizades. Aproveite todas as oportunidades para apresentar-se aos outros. Procure saber o nome certo do seu interlocutor e o seu e-mail. Escreva aos novos amigos que deseja conhecer melhor.
3- Respeite as diferenças. Com maturidade, aceite as diferenças e as limitações humanas. Não espere perfeição de ninguém. Evite ser um reformador de plantão.
4- Avalie as pessoas de uma forma positiva. Procure, em todas as pessoas, qualidades para admirar e não para criticar. Fique imune às influências e comentários negativos de outras pessoas a respeito de terceiros.
5- Seja generoso na conversação. Imite as pessoas bem sucedidas. Incite os outros a falar sobre eles mesmos. Deixe que eles falem sobre seus pontos de vista, suas opiniões e sobre o que têm realizado.
6- Seja sempre cortês. Esse comportamento faz com que os outros se sintam melhor e, principalmente, faz com que você também se sinta melhor.
7- Seja tolerante às frustrações. Não censure os outros quando você sofrer um revés. Lembre-se que a forma como você lida com os contratempos determinará quanto tempo vai levar para você ser vitorioso.
A cultura de uma empresa é percebida através do comportamento de seus líderes. Os líderes conseguem o comportamento que mostram e toleram. Você muda a cultura de uma empresa mudando o comportamento de seus líderes. Você mede a mudança avaliando a mudança no comportamento pessoal de seus líderes e o desempenho de seu negócio.

Para construir uma organização que execute, o líder tem de estar presente para criar e reforçar o software social com os comportamentos desejados e diálogo consistente.

Finalizando essa reflexão, é preciso que os líderes fomentem a solidariedade, a amizade, o respeito, a afetividade e o amor como fatores fundamentais de humanização dos ambientes de trabalho. E mais do que tudo, é preciso que os líderes aprendam a edificar para serem edificados.
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