CI

Holdings Familiares em Empresas Rurais


Cilotér Borges Iribarrem
“O Desafio das Sucessões em Empresas Rurais”
É possível manter Empresas Familiares por muitas gerações com sucesso?
Sim é possível, embora não seja fácil, pois todos os sucessores nascem na sombra de uma pessoa forte, e se assim não fosse, dificilmente haveria algo para suceder.
Existem também as comparações entre pais e filhos, pois elas existem desde o nascimento. A própria família se encarrega de fazer as comparações com comentários do tipo “tem os olhos do pai”, “o sorriso da sua mãe” quando o filho ainda é bebê.
Empresa familiar, portanto é o somatório dos elementos racionais e irracionais em uma convivência baseada simultaneamente em emoções e na sobrevivência da empresa.
Todo o amor, carinho e exemplos que transmitimos aos nossos filhos, muitas vezes convivem lado a lado com a eficiência da empresa, que necessita de uma gestão competente com eficiência e liderança na condução dos negócios.
Saber separar e ao mesmo tempo integrar a empresa e a família é um enorme desafio a ser superado pelos empresários rurais brasileiros.
A empresa rural familiar ainda tem uma gestão individualizada, muito personalizada, onde os pais além de proprietários tomam as decisões sozinhos, embora a segunda geração representada por seus filhos já exerçam suas atividades profissionais na mesma empresa e no mesmo negócio.

Como a família é igual a um jardim, a sombra que protege e ajuda a crescer as plantas, não pode se estender por muito tempo, porque pode criar vícios diferentes entre as mesmas, pois umas se acostumam a viver na sombra e outras se esticam para buscar o sol.
HOLDINGS FAMILIARES EM EMPRESAS RURAIS
“O Desafio das Sucessões em Empresas Rurais A personalidade forte dos pais, mais o individualismo na administração podem levar a que os mesmos não percebam o momento ideal de implantar um novo modelo de Gestão, que poderá trazer consequências como a desagregação da família, devido aos atritos familiares e isto certamente também levará a desestruturação do negócio.
As causas que levam a este tipo de situação é porque tudo ocorre muito rápido, seja na vida das pessoas como nas empresas, e os pais que tiveram coragem e trabalharam muito para que o negócio crescesse e tivesse sucesso e conseguiram, não perceberam o crescimento e evolução de seus filhos.
Portanto os pais não se deram por conta que neste tempo, seus filhos já cresceram, tornaram-se adultos, casaram e também tiveram filhos, e que esta relação do poder de somente uma parte da família gerir tudo sozinha, tem que mudar, para que numa Gestão Profissional, a relação de amor entre as gerações possa ser mantida, associada a um crescimento sólido do negócio.

Para atender este grande desafio de harmonizar as relações da Família X Patrimônio X Negócio, decisões precisam ser tomadas em conjunto para que possa ser construído este novo futuro.
Assim como existem enormes quantidades de técnicas disponíveis para produzirmos, soja, milho, algodão, arroz, cana de açúcar, café, hortifrutigranjeiros, carne, leite, etc, também existem conhecimentos e ferramentas para trabalhar a criação de Holdings Familiares específicas para o meio rural associadas a implantação de uma Gestão Coorporativa.
Com a implantação das Holdings Familiares, é criada uma nova Sociedade Familiar, onde pais e filhos participam desta nova Organização do Negócio Familiar.
Com a criação dos Holdings Familiares ficam estabelecidas algumas regras entre outras:
- Entrada e Saída de Familiares do Negócio
- Regras para a venda de Participações
- Direitos e Obrigações dos Sócios
- Remunerações
- Retiradas de Lucros
- Tomadas de Decisões
- Comunicações das Decisões
- Transferência de Patrimônio
- Formas de exploração do negócio
Paralelo à implantação das Holdings Familiares, cria-se Protocolos Familiares, onde são mencionados todos os valores familiares e empresariais que deverão ser seguidos pela família.
O Protocolo Familiar é o resultado de um processo de debates e de um consenso familiar, que vai além da regulação das relações, família e empresa, pois o mesmo visa também assegurar uma boa convivência dos sócios.
Para que ocorra a correta criação das Holdings Familiares, da implantação da Gestão Coorporativa e da formulação do Protocolo Familiar junto às empresas rurais familiares, é importante elaborar Diagnósticos, do Patrimônio, da Área Fiscal e da Composição da Família, onde todas as relações existentes entre Família X Patrimônio X Negócio serão analisadas.
A SAFRAS & CIFRAS ao longo dos anos tem executado todas as fases da implantação deste novo modelo de empresa e de negócio, junto aos empresários rurais brasileiros e suas famílias, com resultados altamente satisfatórios a seguir descriminados:
• Permite uma relação harmoniosa da família;
• Permite a continuidade do negócio familiar por mais de uma geração;
• Permite o crescimento econômico e financeiro da empresa;
• Estabelece uma relação comercial entre pais, filhos e netos;
• Permite que as novas gerações conheçam o negócio da família mais cedo e com isso, possam tomar decisões com relação as suas carreiras profissionais;
• Permite estabelecer formas de participação ou não dos cônjuges no negócio familiar;
• Tranquiliza os pais com relação ao processo de sucessão;
• Permite preparar a sucessão do patrimônio em vida, com custos e atritos muito menores;
• Obriga que a propriedade tenha controles e rotinas administrativas, o que faz melhorar a eficiência da gestão;
• Mantém o tamanho do negócio além de fazer crescer o mesmo, o que é extremamente importante para o aumento da escala de produção;
• Vence o desafio de transformar a família numa família empresária;
• Permite reduzir a carga tributária da empresa e do negócio.
Os empresários rurais brasileiros precisam entender que assim como se modernizou a agricultura brasileira, através do uso de novas máquinas, equipamentos, sementes, defensivos, fertilizantes, etc., a gestão fora da área de produção também tem que ser modernizada, no que se refere às sociedades de pais e filhos, as áreas, FISCAL, TRIBUTÁRIA, FUNDIARIA e AMBIENTAL, pois só assim suas empresas conseguirão ser exitosas, junto a um mercado extremamente dinâmico e competitivo.
Se assim agirmos estaremos projetando boas perspectivas para as novas gerações das nossas famílias, que são a continuidade da nossa vida e do nosso sangue.
Sem família, a vida e os negócios têm pouco ou nenhum sentido, pois são nossos filhos, nossos netos, que darão continuidade ao que construímos com tanta dedicação e carinho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.