CI

Maçã Brasileira - Percurso e desenvolvimento do plantio de maçãs


BASF Divisão de Proteção de Cultivos
Virlei Abramsson*

A maçã (Pyrus malus) é uma cultura muito antiga e acompanha o homem desde sua origem, com uma imagem relacionada ao fruto proibido. No Brasil a cultura iniciou-se economicamente aos redores dos anos 70, ainda com pouca expressão e sem muitos desafios. Com o passar do tempo, a exigência dos mercados (e principalmente do consumidor por frutos de qualidade) foi notável, gerando assim investimentos em tecnologias, bem como houve a necessidade criar variedades de alto desempenho em sabor, calibre e coloração.


Podemos afirmar que o Brasil não possui o melhor clima para o desenvolvimento da macieira, pois a fruta pede por um clima temperado, diferente de nosso clima tropical. Porém, devido ao profissionalismo dos produtores e investimentos nas mais altas tecnologias e manejo, conseguimos produzir maçãs com muita qualidade e produtividade, sendo considerada uma das mais saborosas do mundo.

Os novos plantios em altas densidades, com porta-enxertos anões e introdução de variedades coloridas é um dos exemplos de alta produção associado com alta qualidade, e a tecnologia de melhoramento genético vêm criado maçãs com menor exigência para horas de frio.

Vejo como grande desafio para os produtores e a comunidade envolvida com a cultura conseguir de alguma forma aumentar o consumo per capto brasileiro, que é muito baixo em relação aos outros países. Isso se dá por termos o hábito de consumir apenas a fruta in natura, enquanto poderíamos desenvolver o hábito de consumir produtos derivados da maçã (como suco de maçã, vinagre de maçã, sidra, etc.), criando maior demanda de produção da fruta.


A maçã possui propriedades reguladoras únicas. Uma maçã por dia ajuda na digestão, modera o apetite, controla o colesterol, previne alergias e irritações físicas. Evita a formação de cálculos, limpa o sangue, previne o câncer digestivo. Entre outros motivos, são esses os principais incentivos para o consumo da fruta.

A BASF é a principal empresa química na cultura e temos a convicção que desenvolvemos tecnologias e soluções para melhorar a qualidade e produtividade da maçã. Como exemplo posso citar o “Dormex”, produto cuja função é a quebra de dormência e padronização da floração, o que permite a tecnologia de raleio químico; uma prática fundamental para maçãs de maior calibre. Uma boa alternativa é o “Cabrio Top”, fungicida de alto desempenho no controle das principais podridões da macieira que também proporciona efeitos fisiológicos positivos na cultura como maior absorção de cálcio e maiores teores de vitamina C, bem como vida de prateleira maior.

Leia também no site da BASF

*Engenheiro Agrônomo
  Desenvolvimento Técnico de Mercado – BASF Brasil
  Contato: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.