A Embrapa Amapá é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a incumbência de atuar nas regiões amazônicas visando a apresentação de soluções tecnológicas para a área agroflorestal e a agricultura familiar. Entre suas funções básicas está a gestão de projetos estratégicos, de acordo com as três principais diretrizes da Embrapa, que são a de pesquisa e desenvolvimento, a de negócios tecnológicos e a de comunicação empresarial.
Com um amplo programa de Pesquisa e Desenvolvimento para os sistemas agroflorestais e a agricultura familiar, a Unidade tem a responsabilidade de transferir para os diversos segmentos da cadeia produtiva as tecnologias, produtos e processos que desenvolve, gerando resultados para aumentar a produtividade no campo, reduzir custos, conjuntamente com a manutenção da sustentabilidade, além de modernizar os sistemas de produção e melhorar a qualidade de vida das populações rural e urbana.
Estas atividades são divididas em dois grupos de esforços, um intimamente associado com as necessidades locais, previamente detectadas juntamente com as comunidades que serão beneficiadas com os resultados das pesquisas, paralelamente por ser uma empresa cuja sociedade cobra dinamismo, e apresenta mentalidade de projeções das necessidades futuras, trabalhando com espécies vegetais, animais ou outro, que num futuro próximo podem se tornar necessários. Ou seja a Embrapa toda deve trabalhar de maneira a suprir as necessidades imediatas e futuras do seu cliente.
Com isso os esforços da Unidade foram na seguinte proporção: 38% com banana; 25% em estudos com fitopatógenos e pragas; 13% com mandioca; 7% com pupunha; 4% com açaí; 3% com café; 3% com medicinais; 2% com coco; 2% com cupuaçu; 2% com pastagens e 1% com milho, demostrando que a Embrapa está sintonizada com os problemas e necessidades regionais.
Gilberto Ken-Iti Yokomizo
Pesquisador da Embrapa Amapá
Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas