CI

Safra estratégica


Opinião Livre

Do preparo do solo à colheita do último grão, o produtor de soja que busca bom desempenho na safra precisa trabalhar estrategicamente o seu manejo em todas as fases do cultivo. Um bom planejamento e um trabalho preventivo eficiente, que sejam pautados pelas necessidades nutricionais e fisiológicas da planta, favorecem o desenvolvimento, a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade das lavouras.
 
No Brasil, agricultores que têm investido em estímulos naturais à soja ao longo do processo de produção estão obtendo resultados importantes. Além do incremento no volume da colheita, observamos que a qualidade também apresenta melhoras significativas, quando a safra é pensada cuidadosamente. Isso acontece porque a sustentabilidade é colocada em prática em cada passo.
 
Tudo começa com um solo equilibrado nutricionalmente. Para isso, os nutrientes devem ser fornecidos de maneira balanceada após uma análise prévia de solo, que irá identificar as deficiências da área. Um bom teor de matéria orgânica, também beneficiará o processo. Dessa forma, é possível melhorar a eficácia da adubação e a absorção dos elementos pela planta.
 
Depois de um solo bem preparado, os cuidados devem ser direcionados à germinação da soja. O período exige estímulos nutricionais e fisiológicos para que o vegetal consiga lançar raízes mais profundas e robustas no solo e, assim, superar com mais facilidade situações adversas, como déficit hídrico, pragas e doenças.
 
O planejamento segue, então, com o objetivo de aumentar os nós reprodutivos da planta, pois a formação de cada um deles resulta, em média, na produção de cinco sacas por hectare. Com essas práticas nos períodos iniciais de desenvolvimento, é possível que a soja dê sequência no seu ciclo, entrando na fase reprodutiva com a energia necessária para manter esta etapa fisiologicamente ativa.
 
Diretamente ligada à produtividade, a época denominada florada também precisa estar no radar do produtor. Nessa etapa, soluções naturais de nutrientes e aminoácidos têm contribuído para induzir o processo e aumentar o pegamento das flores lançadas. Após segurar a florada, estas estruturas se transformarão em vagens.

 
Depois de todo o manejo ao longo do ciclo, é hora de consolidar os resultados. Por isso, a atenção e os cuidados com o grão da soja não podem ser esquecidos. Agora é preciso que o produtor garanta, por meio de complementações nutricionais equilibradas, o enchimento destes grãos gerados nas vagens. Para então, atender com qualidade e quantidade o mercado que espera pela commoditie.
 
Ao fim do processo de produção, os resultados mostrarão os benefícios do manejo utilizado. Entretanto, é preciso cuidar para que as estratégias não se confundam com uma receita de bolo, cada lavoura possui a sua peculiaridade, por isso, é importante que o produtor esteja atento aos sinais do cultivo e conte sempre com o auxílio de um profissional especializado.
 
Autor
 
Fransérgio Batista, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Maranhão; Mestre em Agronomia na área de Produção Vegetal com ênfase em Nutrição Vegetal e Nematoides. Na Alltech Crop Science, atua como especialista em culturas de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.