CI

Usabilidade e Acessibilidade em tecnologias do campo


Irriga Global

Por Laviny Picoli, Trainee em T.I. da Irriga Global.

 

Você sabe como trabalhamos a tecnologia Irriga, além do campo?

 

A tecnologia, como se sabe, já é uma grande aliada das pessoas no dia-a-dia, seja nos estudos, nos momentos de lazer, no trabalho, e também nas lavouras do Brasil e do mundo. Produtores rurais e empresas sementeiras, que trabalham com diversos tipos de culturas, como soja, milho, girassol, entre outras, ultimamente tem andando lado a lado com a tecnologia, com o objetivo de terem um melhor desempenho no campo.

O manejo de irrigação é uma atividade que se considera uma das maiores beneficiadas da tecnologia no setor da agricultura, pois é possível ter controle e planejamento das irrigações e manejo e monitoramento das áreas de pivôs, com dados importantes sobre a entrada de água no solo e o consumo de energia elétrica, por exemplo, e tudo isso em tempo real. Os produtores do país também investiram muito em maquinários, como tratores e colheitadeiras, que da mesma forma contam com o auxílio da tecnologia. Nos últimos anos, fabricantes de máquinas agrícolas vêm mostrando como a tecnologia tem sido útil para esse setor, através do lançamento de colheitadeiras com painel eletrônico, com um design simples e intuitivo, que mostram dados em tempo real do desempenho da máquina, assim melhorando a experiência do operador e, consequentemente, elevando a qualidade do grão no momento da colheita. 

Neste sentido, a Irriga Global fornece aos seus clientes um sistema completo de manejo de irrigação. O sistema IrrigaNet 2.0 foi desenvolvido utilizando tecnologia de ponta, optando por um layout intuitivo, que considera o conceito de usabilidade e acessibilidade para estabelecer uma melhor experiência aos usuários do sistema. Usabilidade e acessibilidade são dois conceitos bem importantes que caminham juntos. Usabilidade é um termo que utilizamos para definir a facilidade com que o usuário interage com uma determinada ferramenta, e o conceito de acessibilidade está relacionado à condição de que qualquer pessoa possa usufruir de algo da mesma maneira, independentemente de ser portador de alguma deficiência ou não. Ao aplicar esses conceitos no desenvolvimento das interfaces do IrrigaNet 2.0, algumas diretrizes importantes precisam ser consideradas.

Apresentação Visual: são diretrizes consideradas na parte que é exibida ao usuário, ou seja, estão relacionadas com a interface de dispositivos como desktops, smartphones e painéis eletrônicos. Podemos identificar algumas dessas diretrizes em:

  • Cores: onde é preciso que haja contraste entre o primeiro e o segundo plano, recomenda-se a utilização de páginas com o fundo branco e os elementos da tela devem ser trabalhados então com as cores escolhidas, de forma a manter o contraste. Seguindo a linha das cores, é importante manter um padrão, de acordo com a ação do usuário, como por exemplo: um botão de “Salvar”, se em uma página a cor desse botão é azul, nas outras páginas ele deve manter a mesma cor azul, para evitar que o usuário tenha que memorizar como é o botão de em cada página que ele navegar. Outro ponto importante envolvendo as cores, é que elas emitem algum tipo de sensação. O vermelho remete a algo de atenção ou perigo, normalmente usado para “Excluir” informações, ao contrário do verde, que transmite a sensação de equilíbrio, usado em situações de “Confirmar”, “Enviar”, “Aceito”, por exemplo.
  • Imagens: quando é adicionada uma imagem na interface, é importante utilizar o atributo ALT na estrutura do código dessa imagem. Esse atributo funciona como uma legenda, fundamental na questão da acessibilidade, pois pessoas com deficiência visual interagem com os sistemas utilizando leitores de tela. O usuário quando está interagindo com a interface através destes leitores, seleciona um item na tela e o leitor retorna àquele texto em forma de voz. Sendo assim, ao selecionar uma imagem que contém o atributo ALT, o leitor de tela consegue fazer a leitura da legenda da imagem contida no atributo, facilitando a compreensão do usuário com deficiência visual.
  • Título em páginas: esta é uma diretriz fundamental, pois ajuda o usuário a se localizar nas páginas que está navegando pelo sistema. Recomenda-se que as páginas possuam títulos curtos, mas que sejam descritivos, indicando a real função daquela página. Como já citado acima, usuários com deficiência visual utilizam o leitor de tela para auxiliar na navegação entre as páginas. Quando ele clica em uma página, instantaneamente o leitor de tela faz a leitura desse título da página e, assim, com títulos mais curtos e descritivos, facilita a compreensão do usuário.
  • Estrutura do código: são diretrizes consideradas na parte de desenvolvimento, que não é exibida ao usuário, mas influencia diretamente em como será a interação do usuário com o sistema. Desenvolver um código bem estruturado e organizado deixa mais efetiva a usabilidade e acessibilidade do sistema, facilitando da interação dos usuários, mesmo que eles não possuam alguma deficiência.

A partir do exposto até aqui, observa-se que, ao aplicar algumas recomendações básicas, permite aos desenvolvedores e designers aplicarem a usabilidade e acessibilidade não apenas na interface, mas também, na estrutura do código, sendo ele o principal meio para garantir a melhor interação dos usuários com o sistema. Para as pessoas que trabalham com tecnologia, é de suma importância pesquisar sobre diretrizes de usabilidade e acessibilidade, e incluir as mesmas no desenvolvimento do sistema, pois muitas vezes uma das diretrizes já é um grande diferencial para os usuários.

Aqui você pôde conferir um pouco do trabalho de tecnologia da Irriga Global, além do campo. Faz parte da nossa cultura de excelência ter todo o cuidado para que as diretrizes sejam seguidas, alcançando o maior número de produtores possível na utilização do IrrigaNet 2.0, e oferecendo ao usuário a melhor experiência.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.