CI

Boi gordo impulsiona IPPA/CEPEA em novembro

Novamente em movimento contrário, o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea recuou 0,6% no período


Em novembro, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) subiu expressivos 5,4% frente ao mês anterior, em termos reais. Trata-se da maior variação mensal desde março de 2018. O Índice foi impulsionado pelo IPPA-Pecuária/Cepea, que teve significativa alta 9,6% de outubro para novembro, e também pelo IPPA-Grãos/Cepea, que aumentou 2,6%.

Novamente em movimento contrário, o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea recuou 0,6% no período. Segundo pesquisadores do Cepea, o produto que impulsionou o Índice de pecuária entre outubro e novembro foi o boi gordo. Neste caso, vale lembrar que o Indicador do boi gordo ESALQ/B3 (arroba no mercado paulista) atingiu em novembro recorde real da série histórica do Cepea, iniciada em 1994. Para o IPPA-Grãos/Cepea, a alta no mês se deve à soja e ao milho.

Já o produto que pressionou o Índice dos hortifrutícolas foi a banana, ao passo que as valorizações da uva e do tomate limitaram a queda o Índice.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.