CI

Brasil amplia exportação de carne bovina para China

Cepea aponta oportunidades e desafios no mercado de bovinos impulsionado pela habilitação de novos abatedouros


Expansão reflete o interesse crescente da China pela carne brasileira, estimulando as empresas a buscarem um maior fornecimento de animais

O Brasil conquistou recentemente a habilitação de mais 65 abatedouros de bovinos para exportar carne bovina à China, evidenciando um cenário favorável para o setor pecuário nacional. Segundo analistas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), essa expansão reflete o interesse crescente da China pela carne brasileira, estimulando as empresas a buscarem um maior fornecimento de animais.

Motivados pela perspectiva de aumento da demanda e pelos preços atrativos oferecidos, os pecuaristas estão direcionando seus esforços para ampliar seus rebanhos voltados para esse mercado específico. A expectativa é de que, a médio ou longo prazo, a produtividade e a qualidade do produto também sejam aprimoradas, à medida que o segmento se desenvolve.

De acordo com o Cepea, a valorização inicial de alguns produtores que atendem aos padrões exigidos pela China pode se tornar o novo padrão do mercado, com desafios para aqueles que não conseguirem acompanhar esse ritmo. Em algumas regiões, a demanda por "boi China" pode crescer significativamente, mesmo em áreas onde essa segmentação não era comum devido à falta de frigoríficos habilitados.

Os produtores estão respondendo rapidamente aos estímulos de preço, planejando e intensificando investimentos para garantir animais prontos para o abate com até 30 meses de idade. No entanto, o Cepea alerta para o risco de dependência do mercado chinês, que pode concentrar grande parte da demanda, gerando desafios adicionais para o setor.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.