CI

Café: ritmo de negócios permanece lento

Volatilidade é atribuída às especulações em torno do volume previsto para a safra brasileira de 2024/25


Agentes aguardam início da colheita e comportamento climático favorável

O mercado do café continua a apresentar fortes oscilações tanto no âmbito nacional quanto internacional, revelam análises recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A volatilidade é atribuída às especulações em torno do volume previsto para a safra brasileira de 2024/25, às flutuações cambiais e ao comportamento climático.

Segundo pesquisadores do Cepea, o ritmo de negócios no mercado spot nacional permanece lento, com agentes, principalmente produtores, adotando uma postura cautelosa. A disponibilidade de bons volumes de café da temporada 2023/24 em estoque também contribui para essa dinâmica, com vendedores optando por comercializar lotes apenas em situações de necessidade financeira imediata.

Paralelamente, as expectativas de mercado apontam para um possível aumento no ritmo de negociações nos próximos meses, à medida que a colheita da safra 2024/25 se inicia. As previsões indicam um ciclo promissor, com expectativas de crescimento em relação ao ciclo anterior. No entanto, os pesquisadores ressaltam que um clima favorável no início das atividades agrícolas é essencial para garantir que a temporada seja verdadeiramente positiva.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.