CI

Chuvas beneficiam o milho safrinha

A colheita de milho avançou de forma comedida no Rio Grande do Sul


A colheita de milho avançou de forma comedida no Rio Grande do Sul, registrando um aumento de 2% em relação à semana anterior. Segundo informações do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, o milho alcançou 74% da área cultivada. No entanto, em comparação com a média dos anos anteriores, a colheita da safra atual pode ser considerada como adiantada.

No estado, as chuvas mantiveram bons teores de umidade do solo, beneficiando as lavouras de milho safrinha. Entretanto, na região da Campanha, a falta de precipitações nos últimos 60 dias impossibilitou a colheita dos grãos direcionados para a produção de silagem.

A área de cultivo está estimada em 812.795 hectares. No entanto, as adversidades climáticas resultaram em uma redução na produtividade inicial, que passou de 7.414 kg/ha previstos anteriormente para 6.464 kg/ha, representando uma diminuição de 12,81%.

Na região de Caxias do Sul, os rendimentos da colheita variam devido à incidência de doenças em alguns híbridos mais sensíveis, como enfezamentos, bacteriose e fusariose. As lavouras afetadas apresentam baixo rendimento e qualidade, enquanto as livres de doenças têm rendimentos acima da expectativa inicial.
Em Frederico Westphalen, a produtividade média das últimas lavouras de milho indica uma redução de aproximadamente 25% em relação à estimativa inicial, devido a diferentes condições de plantio e manejo sanitário.

Na região de Ijuí, a colheita da cultura é interrompida para priorizar a da soja, enquanto a comercialização permanece desaquecida, com os produtores esperando uma recuperação nos preços.

Em Pelotas, a ausência de chuvas favoreceu a continuidade da colheita, mas as lavouras em fase crítica, como florescimento e enchimento de grãos, sofreram com a falta de água, comprometendo as produtividades. Nas áreas com boa umidade, as produtividades devem ser satisfatórias.

Em Santa Maria, a colheita continua, beneficiada pelos volumes de precipitação recentes. Por outro lado, onde a colheita do milho safra está concluída, as chuvas excessivas e ventos fortes resultaram em prejuízos consideráveis. Estima-se perdas entre 30% e 50% sobre a produtividade esperada. Quanto à comercialização, o valor médio da saca de 60 quilos teve uma leve redução de 0,67% em relação à semana anterior, passando de R$ 52,56 para R$ 52,21, conforme levantamento da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.