CI

Escassez de negócios impacta preços do boi gordo

Exportações de carne bovina brasileira também sofrem impacto com ritmo mais lento


Nesta segunda quinzena de março, o mercado nacional de animais para abate enfrenta um cenário de poucos negócios

Nesta segunda quinzena de março, o mercado nacional de animais para abate enfrenta um cenário de poucos negócios, conforme apontam os pesquisadores do Cepea. A prolongação das escalas de produção nos frigoríficos tem levado os compradores a adotar uma postura cautelosa, realizando aquisições apenas quando estritamente necessário. Como resultado, as cotações internas do boi gordo têm sido afetadas negativamente.

Além disso, no mercado externo, as exportações brasileiras de carne bovina in natura também apresentaram um ritmo mais lento durante a terceira semana de março. Segundo dados da Secex, os embarques diários alcançaram apenas 7,697 mil toneladas até o dia 15 deste mês, totalizando 84,67 mil toneladas embarcadas até o momento. Em comparação com fevereiro, a média diária de exportação diminuiu, passando de 9,43 mil toneladas para os atuais números.

Em um contexto de comparação histórica, em março de 2023, com a suspensão dos envios de carne bovina à China, o envio médio diário foi ainda menor, atingindo apenas 5,408 mil toneladas, totalizando 124,39 mil toneladas naquele mês. Já em março de 2022, a média diária de exportação foi semelhante à atual, atingindo cerca de 7,7 mil toneladas.

A desaceleração do mercado de boi gordo no Brasil, combinada com a redução nas exportações de carne bovina, reflete um cenário de cautela e ajustes no setor. Os produtores e empresas do ramo estão atentos a essas mudanças, buscando estratégias para enfrentar os desafios e manter a estabilidade em meio às oscilações do mercado global.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.