CI

Exportações de soja alcançam crescimento de 349%

Paraná registra aumento expressivo nas exportações do complexo soja


No primeiro bimestre de 2024, as exportações do complexo soja, que inclui grão, farelo, óleo e outros derivados obtiveram um aumento expressivo. Segundo dados divulgados no Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o estado exportou 2,5 milhões de toneladas do produto nesse período, obtendo um aumento de 349% em relação ao mesmo período de 2023. O montante transacionado foi de 1,22 bilhão de dólares, o valor representa um crescimento de 118% em relação ao registrado no ano anterior.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

Segundo o relatório, no início de 2024, as exportações totais para o ano devem ficar abaixo do valor registrado no ano anterior em virtude da menor disponibilidade de soja nesta safra. O aumento significativo das exportações de soja no início do ano ocorreram devido a colheita antecipada realizada no Paraná.

De acordo com as explicações citadas no Boletim de Conjuntura Agropecuária, na segunda quinzena de janeiro, os altos volumes de colheita estavam disponíveis no estado, antecipando o escoamento para o mercado externo. As exportações do complexo soja devem fechar o ano com um volume entre 13 milhões e 14 milhões de toneladas. Valor abaixo dos 16 milhões exportados na safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.