CI

Impactos sazonais nas curvas futuras do café

No cenário de 2024, os preços do café mostram uma correlação com os preços de outras commodities


No cenário de 2024, os preços do café mostram uma correlação com os preços de outras commodities, mas é essencial destacar as distinções entre o café arábica e o robusta, especialmente em fevereiro, conforme a análise da hEDGEpoint Global Markets.

Inicialmente em uma trajetória descendente, o arábica busca agora equiparar os ganhos do robusta, refletindo nuances da sazonalidade de exportações. Comparativamente ao ano anterior, a curva do arábica possui um ponto de inflexão mais tardio, alinhado com as entregas de julho e prevendo uma maior produção para a safra 24/25 no Brasil.

Contrastando com o padrão do ano anterior, o robusta atualmente está em backwardation. O 6º contrato marcou o ponto de inflexão, respondendo à sazonalidade. Olhando para os próximos meses, o pico de oferta de robusta ocorre em março, diminuindo gradualmente até o início do próximo ciclo, à medida que os volumes do Brasil e Indonésia ficam abaixo dos níveis do Vietnã.

Enquanto isso, o índice sazonal do arábica destaca maio e julho. A curva futura de Nova York reflete um otimismo cauteloso para o segundo período de oferta, ainda não afetado pelos estoques certificados em NY.

“A análise das curvas do arábica e do robusta revela pontos interessantes. Para o arábica, a curva agora, em comparação com um ano atrás, tem um ponto de inflexão posterior, correspondente à entrega em julho. Isso coincide com o início dos embarques da safra brasileira, marcando a safra 24/25, com expectativas de mercado de maior produção em comparação com 23/24 para o arábica, apesar dos impactos climáticos dos episódios de veranico durante o desenvolvimento”, explica Natália Gandolphi,

“Em contrapartida, a curva do robusta sofreu mais alterações. Embora atualmente em backwardation completo, há um ano, o 6º contrato marcou o ponto de inflexão – o contrato de janeiro. Este é um mês em que aumenta a curva de sazonalidade das exportações de robusta, especialmente devido ao Vietnã. Contudo, os participantes no mercado veem agora uma menor disponibilidade do Vietnã neste ciclo”, prossegue.

Em 2024 os preços do café apresentaram semelhanças nas linhas de tendência com outras commodities, como o trigo, o petróleo, o açúcar e, em menor grau, a soja e o milho.

No entanto, o destaque está no desempenho divergente do arábica e do robusta. Enquanto o arábica iniciou o ano em uma tendência de baixa, desde então respondeu e agora busca equiparar os ganhos acumulados do ano pelo robusta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.