CI

Infocafé de 16/06/21

A bolsa de N.Y. finalizou a quarta-feira com leve alta, a posição julho atingiu a máxima de +3,10 pontos fechando com +2,15 pts


A bolsa de N.Y. finalizou a quarta-feira com leve alta, a posição julho atingiu a máxima de +3,10 pontos fechando com +2,15 pts. O dólar fechou em alta de 0,53%, cotado a R$ 5,0590. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia a partir das 18h a sua decisão e a expectativa é de que a taxa básica de juros da economia brasileira será elevada pela terceira vez consecutiva. O mercado financeiro espera um novo aumento de 0,75 ponto percentual — o que levaria a taxa básica dos atuais 3,5% para 4,25% ao ano. Além disso, as previsões dos economistas são de que os aumentos continuarão no decorrer deste ano.

A previsão é de que a Selic termine 2021 em 6,5% ao ano, o que representará, se confirmado, uma forte puxada em relação aos 2% ao ano registrados no começo de 2021. Nos EUA, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) decidiu nesta quarta-feira (16) manter inalteradas suas taxas de juros, apesar da elevação da inflação no país. A taxa básica foi mantida no piso entre zero e 0,25%. Em suas projeções econômicas, o Fed passou a estimar uma inflação mais alta, de 3,4%, e adiantou para 2023 suas projeções para primeira alta dos juros nos Estados Unidos pós-pandemia de Covid-19, citando melhora na situação sanitária e excluindo uma referência de que a crise estava pesando sobre a economia. Na agenda de indicadores, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 2,32% em junho, depois de avançar 3,24% um mês antes. Com esse resultado, o índice acumula alta de 15,31% no ano e de 36,94% em 12 meses.

Segundo Somar Meteorologia, simulações mais recentes diminuíram ainda mais a precipitação sobre as áreas de café do Brasil. Agora, a chuva fraca ocorre apenas no Espírito Santo, sul da Bahia e Zona da Mata de Minas Gerais pela passagem de uma frente fria entre quinta-feira e sábado. Na quinta-feira da semana que vem, outra frente fria trará chuva fraca ao norte do Paraná e Alta Paulista. Não há previsão de frio intenso pelos próximos 15 dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.