CI

Preços do carioca caem, mas valores do preto se sustentam

Fraca demanda resultou em queda nos valores especialmente em Goiás



Levantamento realizado pelo Cepea em parceria com a CNA mostra que os preços dos feijões apresentaram variações distintas na terceira semana de maio, refletindo o avanço das atividades de colheita da segunda safra e a dinâmica da demanda por diferentes padrões de qualidade. Pesquisadores do Cepea destacam, porém, que as variações negativas foram menos intensas, o que, por sua vez, pode sinalizar que os preços teriam alcançado um patamar mínimo aceitável por vendedores.

No caso do feijão carioca, dados do Cepea mostram que a fraca demanda resultou em queda nos valores especialmente em Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul. Já para o feijão preto, a demanda mais aquecida acabou dando sustentação aos preços. Além disso, produtores estruturados optaram por armazenar os lotes do feijão preto, à espera de valorizações.

No campo, a colheita da primeira safra está sendo finalizada, somando 97% da área até o dia 17 de maio, segundo dados da Conab. No caso da segunda safra, a colheita tem sido realizada sobretudo no Sul do País, totalizando praticamente metade da área cultivada.  Segundo pesquisadores do Cepea, chuvas na região, no entanto, interromperam temporariamente as atividades nos últimos dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.