CI

Café arábica: preços oscilam devido aos impactos climáticos

A proximidade da colheita da safra 2024/25 adiciona pressão adicional às flutuações de preços


Em fevereiro, o mercado do café arábica registrou fortes oscilações de preços Em fevereiro, o mercado do café arábica registrou fortes oscilações de preços - Foto: Pixabay

Em fevereiro, o mercado do café arábica registrou fortes oscilações de preços, influenciadas pelos impactos climáticos nas lavouras brasileiras, bem como pela proximidade da colheita da safra 2024/25 e especulações sobre os estoques globais. Os dados do Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, bebida dura para melhor, revelam uma média de R$ 1.008,26 por saca de 60 kg, marcando um leve aumento de 1,8% em relação ao mês anterior, porém, uma queda de 10,7% em comparação com fevereiro de 2023.

A volatilidade dos preços reflete a incerteza do mercado em relação à produção e às condições climáticas que afetam o desenvolvimento das lavouras brasileiras de café. A proximidade da colheita da safra 2024/25 adiciona pressão adicional às flutuações de preços, à medida que os participantes do mercado tentam antecipar a oferta e a demanda futuras.

"A temporada de colheita está se aproximando, e os produtores estão atentos às condições climáticas e aos potenciais riscos que podem afetar a produção e a qualidade do café arábica", observou um especialista do Cepea. "As expectativas em torno da safra próxima, juntamente com as oscilações nos estoques globais, estão contribuindo para a volatilidade dos preços observada no mercado."

A queda acentuada em relação a fevereiro do ano passado destaca a sensibilidade do mercado do café arábica a fatores externos, como condições climáticas adversas e mudanças nas perspectivas de oferta e demanda globais. A demanda dos consumidores, juntamente com as decisões dos produtores e as políticas governamentais, continua a moldar o cenário do mercado e a influenciar os preços do café arábica tanto a nível nacional quanto internacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.