CI

Café robusta alcança maior valor em quase uma década

Os preços do café robusta têm registrado uma escalada contínua desde o último trimestre de 2023


Foto: Sheila Flores

Os preços do café robusta têm registrado uma escalada contínua desde o último trimestre de 2023, culminando em um marco significativo em 7 de março, quando atingiram o valor mais alto em termos reais desde novembro de 2016, alcançando R$ 889,32 por saca de 60 kg. Essa revelação foi feita pelo Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, peneira 13 acima, ajustado pelo IGP-DI de fevereiro de 2024.

De acordo com os especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o ímpeto por trás desse crescimento vertiginoso é principalmente atribuído ao contexto internacional, que tem direcionado uma parte considerável dos demandantes dessa variedade ao Brasil.

Dados recentes divulgados pelo Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) corroboram essa análise, indicando que os embarques de café robusta no primeiro bimestre de 2024 atingiram a marca expressiva de 1,03 milhão de sacas. Esse número representa um aumento impressionante, seis vezes maior do que o volume embarcado no mesmo período do ano passado.

Esses resultados positivos destacam o crescente interesse internacional no café robusta brasileiro e a competitividade do produto no mercado global. Além disso, a demanda robusta está impulsionando não apenas os preços, mas também a produção e o comércio deste tipo de café no país.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.