CI

Clima favorável impulsiona a colheita de milho no Rio Grande do Sul

Operação se aproxima da conclusão


Foto: Divulgação

Na última semana, as condições climáticas mais secas e a presença predominante de radiação solar beneficiaram significativamente a colheita e ensilagem das lavouras de milho na Região Sul. Segundo o último Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), esses fatores contribuíram para o avanço do estágio fenológico das plantas e a redução do teor de umidade das espigas, que tende a diminuir até atingir o ponto ideal para o corte. Com a operação se aproximando da conclusão, a produtividade projetada atualmente é de 35.518 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a área destinada à produção de grãos em resteva, representando 5% do total cultivado, encontra-se na fase de formação de grãos e de corte. Enquanto as áreas semeadas durante o período normal já foram colhidas, a produtividade dessas áreas colhidas está significativamente abaixo das expectativas iniciais. Esse declínio é atribuído ao excesso de chuvas durante a floração e à incidência de doenças fúngicas e/ou ao surto de cigarrinha.

Já na região de Soledade, à medida que as lavouras entram na fase reprodutiva, expressam um desenvolvimento satisfatório. As condições climáticas favoráveis e a adequada umidade do solo, especialmente devido às temperaturas atipicamente mais elevadas para esta época do ano, estão promovendo um acúmulo adequado de calor, garantindo um progresso normal para as lavouras de milho semeadas tardiamente. Em geral, o estado das lavouras de semeadura intermediária e tardia é considerado excelente, exceto por alguns casos de infestação por cigarrinha. Danos localizados foram registrados devido ao acamamento causado pelos ventos ocorridos em 21/03.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.