CI

Colheita de mandioca avança no Brasil, mas preços sofrem queda

Apesar das condições climáticas desafiadoras, a colheita de mandioca continuou progredindo na maioria das regiões do Brasil na última semana


Produtores intensificaram suas atividades, impulsionando o fluxo de mandioca no mercado Produtores intensificaram suas atividades, impulsionando o fluxo de mandioca no mercado - Foto: Canva

Apesar das condições climáticas desafiadoras, a colheita de mandioca continuou progredindo na maioria das regiões do Brasil na última semana, conforme revelam pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Com uma oferta crescente e a disponibilidade elevada de áreas para a colheita, os produtores intensificaram suas atividades, impulsionando o fluxo de mandioca no mercado.

No entanto, essa maior oferta teve um impacto direto nos preços médios da raiz, que registraram queda pela terceira semana consecutiva. De acordo com dados do Cepea, entre os dias 11 e 15 de março, o valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 446,32, representando uma redução de 1,4% em relação à semana anterior.

Essa queda nos preços é ainda mais expressiva quando consideramos o contexto do ano passado, com uma diminuição de 56,4% em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI). Esse cenário reflete as expectativas baixistas da maioria dos produtores, que contribuíram para a intensificação das atividades de colheita e, consequentemente, para o aumento da oferta no mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.