CI

Oferta limitada tem gerado alta demanda de morango

Para garantir o sucesso da próxima safra, os produtores já realizaram a encomenda de mudas


Foto: Seane Lennon

O mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar trouxe informações animadoras sobre a produção de morangos na região administrativa de Lajeado, localizada em Feliz. Embora seja um período de entressafra para a cultura do morango, os produtores estão obtendo resultados superiores em comparação com a safra anterior, principalmente devido ao excesso de dias nublados.

As condições climáticas recentes, caracterizadas por noites amenas e dias mais quentes, têm sido favoráveis para o desenvolvimento das plantas. Isso resultou em uma produção considerada melhor, elevando o ânimo dos agricultores locais.

Para garantir o sucesso da próxima safra, os produtores já realizaram a encomenda de mudas. Além disso, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar está atendendo à crescente demanda por projetos de crédito rural, observando um aumento no número de solicitações de custeios para o plantio em solo.

Neste período, muitos agricultores estão dedicados à limpeza das mudas para programar a nova temporada. O mercado também está aquecido, com o quilo do morango sendo comercializado a R$ 15,00 e uma procura considerada normal pelos consumidores.

Por outro lado, na região de Santa Rosa, a produção em semi-hidroponia continua em baixa. Os produtores enfrentam o desafio da emissão excessiva de estolões, que estão sendo cortados para garantir o desenvolvimento adequado das plantas. Além disso, estão sendo realizados raleios e, em alguns casos, o corte das folhas para otimizar a produção.

A oferta limitada de morangos tem gerado uma alta demanda, refletindo-se no preço médio de cerca de R$ 30,00 por quilo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.