CI

Preços da soja alcançam novas altas

As cotações mais atrativas ao produtor para os próximos meses têm incentivado a manutenção de estoques, o que reduz ainda mais a oferta imediata


A preocupação com a possível menor produtividade da safra atual tem levado os sojicultores a adotarem uma postura mais cautelosa A preocupação com a possível menor produtividade da safra atual tem levado os sojicultores a adotarem uma postura mais cautelosa - Foto: Pixabay

Na última semana, os preços da soja registraram um novo ciclo de altas, impulsionados por uma série de fatores, de acordo com análise dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O destaque ficou por conta da valorização externa e cambial, além da crescente disputa entre compradores nacionais e estrangeiros pela oleaginosa brasileira.

A preocupação com a possível menor produtividade da safra atual tem levado os sojicultores a adotarem uma postura mais cautelosa, evitando realizar negócios envolvendo grandes volumes para entrega imediata. Essa retração na oferta contribuiu para uma limitação na liquidez do mercado.

Outro fator que influenciou esse cenário foi a baixa disponibilidade de espaço nos portos, o que também contribuiu para restringir a oferta de soja no mercado. Ademais, as cotações mais atrativas ao produtor para os próximos meses têm incentivado a manutenção de estoques, o que reduz ainda mais a oferta imediata.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.