CI

Trigo em alta: importações brasileiras disparam

Embora muitos moinhos tenham estoques abastecidos, os compradores ativos estão em busca de trigo de qualidade superior


Importações de trigo no Brasil estão em ascensão devido à escassez de oferta de qualidade no mercado interno Importações de trigo no Brasil estão em ascensão devido à escassez de oferta de qualidade no mercado interno - Foto: Divulgação

As importações de trigo no Brasil estão em ascensão devido à escassez de oferta de qualidade no mercado interno, conforme relatório recente do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Até a terceira semana de fevereiro, as compras domésticas do cereal atingiram 383,95 mil toneladas, ultrapassando as 291,63 mil toneladas adquiridas em fevereiro do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Especialistas do Cepea observam que, embora muitos moinhos tenham estoques abastecidos, os compradores ativos estão em busca de trigo de qualidade superior, cujo suprimento tem sido afetado pelo clima desfavorável que prejudicou o desenvolvimento da safra nacional. Como resultado, as importações, especialmente de países do Mercosul, têm aumentado para suprir essa demanda específica.

Enquanto isso, os produtores locais concentram seus esforços no planejamento da área para a próxima temporada. No entanto, pesquisadores do Cepea alertam que as perdas de produtividade recentes e os preços internos em baixa desde 2020 podem desencorajar a semeadura de trigo no país.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.