Adubos - Nitrato de cálcio, nitrocálcio, nitrossulfocálcio e nitrato de potássio
CI
Fertilizantes

Adubos - Nitrato de cálcio, nitrocálcio, nitrossulfocálcio e nitrato de potássio

Leia sobre as principais características do nitrato de cálcio, nitrocálcio, nitrossulfocálcio e nitrato de potássio.
Por:

Nitrato de cálcio, nitrocálcio e nitrossulfocálcio

São fertilizantes que possuem por garantia, no mínimo:

  • Nitrato de cálcio: 14% de nitrogênio na forma nítrica, podendo ter até 1,5% na forma amoniacal, e 16% de cálcio
  • Nitrossulfocálcio: 24% de nitrogênio (metade na forma amoniacal e metade na forma nítrica), 3% de enxofre e 3% de cálcio
  • Nitrocálcio: 20% de nitrogênio (metade na forma de nitrato e metade na forma de amônio) e 2% de cálcio

Apesar destes adubos conterem cálcio, são adubos nitrogenados e não corrigem a acidez do solo e nem elevam a saturação por bases.

Devemos ter em mente que, o nitrogênio na forma de nitrato possui perdas muito menores por volatilização quando comparado ao amônio, mas pode ser perdido na forma de gás (desnitrificação), não sendo recomendado em situações de carência de oxigênio (como no caso do arroz irrigado). Além disso, o nitrogênio na forma de nitrato acidifica menos o solo do que o nitrogênio na forma amoniacal. Porém, como desvantagem, o nitrato é bastante higroscópico (absorve bastante umidade do ar), possuindo uma grande tendência à solidificação. Assim, deve ser armazenado em local seco, fresco e arejado.

 

Nitrato de Potássio

O nitrato de potássio é feito a partir da mistura de cloreto de potássio com ácido nítrico, possuindo, no mínimo, 44% de potássio na forma de K2O e 12% de nitrogênio na forma nítrica, o que resulta em menores perdas por lixiviação.

Este fertilizante pode ser usado como adubo de base, cobertura, fertirrigação, hidroponia ou em aplicação foliar devido à sua alta solubilidade. Porém, devido à sua alta solubilidade, este fertilizante pode ser bastante lixiviado em solos com baixa CTC.

Além do fornecimento de nutrientes, Glauber Leite e Carlos Crusciol observaram benefícios do nitrato de potássio como indutor de maturação na cana-de-açúcar, resultando em maior acúmulo de sacarose nos colmos.

Outra vantagem é a sua possibilidade de uso em locais com estresse salino. Este fertilizante reduz a absorção de sódio e aumenta a absorção de outros cátions, como o potássio e o cálcio.

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.