Adubo - Cálcio
CI
Fertilizantes

Adubo - Cálcio

Leia sobre as principais características do cálcio.
Por:

O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40 u. É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos (Figura 1).

O cálcio é o quinto elemento em abundância na crosta terrestre. Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituinte de rochas ou minerais como as que contém carbonatos (mármore, calcita, calcário e dolomita) e sulfatos (gipso, alabastro), fluorita (fluoreto), apatita (fluorfosfato da cálcio) e granito (rochas silicatadas).

Este nutriente é absorvido pela planta na forma de Ca2+ da solução do solo, e atua em diversos compostos (citrato, pectato, oxalato, carbonato de cálcio etc.) e funções (ativação enzimática, formação de lamela das células, absorção de nutrientes e parede celular), sendo armazenado no vacúolo. Além da função de nutriente, possui importante função no solo atuando na redução da acidez, melhorando o crescimento de raízes, aumentando a atividade microbiana e melhorando a disponibilidade de nutrientes como por exemplo o molbdênio (Mo). Além de reduzir a acidez, diminui a toxidez do alumínio (Al), cobre (Cu) e manganês (Mn), aumentando a resistência das plantas.

Como o cálcio é um elemento estrutural dentro da planta, não possui mobilidade dentro desta. Os sintomas de deficiência (imagens) se observam nas partes novas, através de deformações e enrolamentos nas folhas (devido à ausência de parede celular). Observa-se também a morte da gema apical, clorose e necrose internerval nas folhas. As vagens chochas (soja) e folhas enroladas no filho são sintomas de deficiência de cálcio.

Em solos ácidos e climas úmidos (regiões tropicais e subtropicais), o cálcio é perdido pela lixiviação. Quando o valor está abaixo de 2cmolc/dm3, considera-se que está com valor baixo no solo, sendo necessária a aplicação, aplicando 1,0t/ha de calcário. Assim, subentende-se que ao fazer a calagem para a correção de acidez, automaticamente se corrige a disponibilidade de cálcio bem como a de magnésio (no uso de calcário dolomítico). Caso haja necessidade de se aplicar Ca ao solo sem alterar o pH, usa-se gesso agrícola (16 - 18% de Ca e 13 - 16% de enxofre).

 

Fertilizantes com cálcio

Calcários são a principal fonte de fertilizantes de cálcio. Podem ser de 3 tipos:

- Calcítico;

- Magnesiano;

- Dolomítico.

Outras fontes de Ca2+ para as culturas são o gesso agrícola 26% Ca2+, Super simples, Super triplo, Termofosfato, Nitrato de Cálcio, Nitrocálcio, Cinzas, Calcário calcinado, Cal virgem, Cal hidratada, Escória de siderurgia, CaCl . 
 

Para complementar o conteúdo, sugerimos assistir ao vídeo abaixo em que o canal "AgroBrasil" detalha a importância da relação do cálcio com o magnésio.

 

Ecila Maria Nunes Giracca - Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo

José Luis da Silva Nunes - Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia

Anderson Wolf Machado - Eng. Agrº


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.