CI

Adubo - Cálcio

Leia sobre as principais características do cálcio.



Índice de conteúdos - clique para navegar

Introdução
O cálcio nos solos

      - Relação cálcio/magnésio
O cálcio nas plantas

      - Sintomas de deficiência de cálcio
Adubação com cálcio

      - Fertilizantes com cálcio

 

Introdução 

O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atómica 40u. É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos (Figura 1).

O cálcio é o quinto elemento em abundância na crosta terrestre. Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituinte de rochas ou minerais como as que contém carbonatos (mármore, calcita, calcário e dolomita) e sulfatos (gipso, alabastro), fluorita (fluoreto), apatita (fluorfosfato da cálcio) e granito (rochas silicatadas).

 

O cálcio nos solos

O cálcio no solo previne a dispersão de argila, e pode auxiliar na reução da compactação e encrostamento do solo, melhorando a infiltração de água e reduzindo o escoamento superficial, melhorando o crescimento de raízes, aumentando a atividade microbiana e melhorando a disponibilidade de diversos nutrientes, e reduzindo a acidez do solo, diminuindo a toxidez do alumínio, cobre e manganês, aumentando a resistência das plantas.

O teor de cálcio nos solos geralmente oscila entre 0,1% e 0,3%, já em solos calcários o teor pode atingir até 25%. Ainda que sejam aplicadas toneladas de calcário na zona radicular, apenas uma pequena parte estará solúvel. Esta solubilidade depende de diversos fatores no solo:

  • capacidade de troca de cátions;
  • pH - solos com maior pH geralmente contém mais cálcio disponível;
  • presença de outros cátions.

Em solos ácidos e climas úmidos (regiões tropicais e subtropicais), o cálcio é perdido pela lixiviação. Quando o valor está abaixo de 2cmolc/dm3, considera-se que está com valor baixo no solo, sendo necessária a aplicação de calcário

A deficiência de cálcio no solo é mais comum em solos ácidos e solos arenosos com pouca matéria orgânica.

 

Relação cálcio / magnésio

Além da relação do cálcio com o alumínio, que influencia nos processos de acidificação do solo, existe a relação do cálcio com o magnésio. Esta relação ocorre pelo fato de que estes nutrientes competem pelos mesmos sítios de adsorção do solo (MOREIRA et al., 1999) e absorção pela planta, afetando o desenvolvimento das plantas. Alguns autores defendem que o cálcio possui maior preferência em relação ao magnésio nestes sítios, e a presença excessiva de um nutriente pode prejudicar a adsorção e absorção pelas plantas do outro nutriente (ORLANDO FILHO et al., 1996).

A maioria dos estudos consideram relações Ca:Mg entre 4:1 e 8:1 como adequados para as plantas (MAFRA et al., 2008).

 

O cálcio nas plantas

Este nutriente é considerado um macronutriente secundário, sendo absorvido pela planta na forma de Ca2+ da solução do solo, e atua em diversos compostos (citrato, pectato, oxalato, carbonato de cálcio etc.) e funções como ativação enzimática, formação de lamela das células, absorção de nutrientes e parede celular, sendo armazenado no vacúolo. Seu papel na parede celular e integridade da membrana é fundamental, prevenindo a invasão de fungos e bactérias patogênicos, além de conferir estabilidade à planta. Além disso, atua na elongação das celulas e auxilia na absorção de outros nutrientes. Em algumas plantas, a quantidade necessária de cálcio supera a de fósforo. Observe na tabela abaixo a quantidade de cálcio extraída em função da produtividade de algumas culturas:

Tabela 1. Extração de cálcio em função da produtividade de algumas culturas.
Cultura Absorção de cálcio (kg)... Para a produtividade de (kg)
Alfafa 78,7 8.000
Algodão 6,3 680
Amendoim 9,0 1.814
Arroz 9,0 3.175
Grama bermuda 23,4 8,000
Laranja 36,0 24.000
Milho 22,0 4.000
Soja 11,7 1.630
Sorgo em grão 27,0 3.300
Tomate 13,5 40.000
Trigo 7,2 1.630

Fonte: Baseada em IPNI (2006).

 

Sintomas de deficiência de cálcio

A deficiência do nutriente é incomum, mas pode ocorrer em solos ácidos. Como o cálcio é um elemento estrutural dentro da planta, não possui mobilidade dentro desta, e os sintomas ocorrem geralmente em folhas jovens, tecidos internos e tecidos alimentados principalmente pelo floema (vagem chocha em amendoim, podridão apical em pimentão, melancia e tomate).

Os sintomas de deficiência (imagens) se observam nas partes novas, através de deformações e enrolamentos nas folhas (devido à ausência de parede celular). Também pode-se observar folhas verde-escuras e queda prematura de folhas e botões, e enfraquecimento do caule. Ocorre também a morte da gema apical, clorose e necrose internerval nas folhas. As vagens chochas (soja) e folhas enroladas no filho são sintomas de deficiência de cálcio.


Deficiência de cálcio na batata: escurecimento interno do tubérculo. O sintoma é bastante semelhante à deficiência de boro.
Fonte: Yara Portugal


Clorose internerval em folhas jovens de soja, sintoma típico de deficiência de cálcio.
Fonte: Yara Brasil

 

Adubação com cálcio

As fontes mais comuns de cálcio são os materiais usados na calagem para a correção de acidez, principalmente o CaCO3. Assim, ao fazer a calagem em solos ácidos, automaticamente se corrige a disponibilidade de cálcio bem como a de magnésio (no uso de calcário dolomítico). Caso haja necessidade de se aplicar Ca ao solo sem alterar o pH, usa-se gesso agrícola (16 - 18% de Ca e 13 - 16% de enxofre).

Quando ocorrem deficiências de cálcio durante o ciclo de cultivo, podem ser feitas aplicações foliares, que são comuns em frutas e vegetais, podendo ser aplicados através do sistema de irrigação.

 

Fertilizantes com cálcio

Calcários são a principal fonte de fertilizantes de cálcio. Podem ser de 3 tipos:

  • Calcítico;
  • Magnesiano;
  • Dolomítico.

Outras fontes de Ca2+ além do calcário são:

Tabela 2. Fertilizantes que contêm cálcio.
Fonte Teor de cálcio (%)
Cloreto de cálcio 36
Gesso agrícola 22
Nitrato de cálcio 19
Silicato de cálcio 2 a 5
Superfosfato simples 18 a 20
Superfosfato triplo 7 a 12
Termofosfato magnesiano 20


 

Para complementar o conteúdo, sugerimos assistir ao vídeo abaixo em que o canal "AgroBrasil" detalha a importância da relação do cálcio com o magnésio.

 

Ecila Maria Nunes Giracca - Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo

José Luis da Silva Nunes - Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia

Anderson Wolf Machado - Eng. Agrº

 

Referências:

Mafra, Á. L., Rosa, J. D., Medeiros, J. C.,  Albuquerque, J. A., Gatiboni, L. C.;  Relação cálcio:magnésio do corretivo da acidez do solo na nutrição e no desenvolvimento inicial de plantas de milho em um Cambissolo Húmico Álico. Semina: Ciências Agrárias. 2008, 29(4), 799-806. ISSN: 1676-546X. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744090008

MOREIRA, A.; CARVALHO, J. G. de; EVANGELISTA, A. R. Influência da relação cálcio:magnésio do corretivo na nodulação, produção e composição mineral da alfafa. Pesquisa Agropecuária  Brasileira, v. 34, n. 2, p. 249-255, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pab/v34n2/8735.pdf >. Acesso em: 2 out. 2010.

IPNI. International Plant Nutrition Institute. Soil fertility manual. Norcross: International Plant Nutrition Institute, 2006.

International Plant Nutrition Institute. Cálcio. Nutri-Fatos, Piracicaba, SP, n. 5, [21--].

ORLANDO FILHO, J. O. et al. Relações K, Ca e Mg de solo areia quartzosa e produtividade da cana-de-açúcar. STAB: Açúcar, Álcool e Subprodutos, v. 14, n. 5, p. 13-17, 1996.

Turan Salvador J, Carvalho TC, Corrêa Lucchesi LA. Relações cálcio e magnésio presentes no solo e teores foliares de macronutrientes. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de janeiro de 2011; 9(1):27-32. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.