As vantagens econômicas e ambientais que os micronutrientes oferecem à cultura de cana-de-açúcar é o tema abordado pela Engenheira Química de Desenvolvimento de Mercado para o produto óxido de zinco na Votorantim Metais Zinco SA. e mais nova colunista do Portal Agrolink, Carolina de Barros Aires.
De acordo com Carolina, apesar do aumento da produtividade agrícola alcançada pela cultura nos últimos anos, a média ainda é baixa e pode ser melhorada. Uma das causas para o baixo rendimento, apontada pelos especialistas, relaciona-se a expansão da cultura em áreas com solos pouco propícios ao cultivo, especialmente no Estado de São Paulo.
O aperfeiçoamento do manejo é apontado pela colunista como forma de se obter resultados economicamente mais favoráveis. “Para isso, além da correção da acidez do solo com a calagem, adubação com NPK e rotação de culturas com leguminosas como a soja, amendoim ou a utilização de adubos verdes, é fundamental a aplicação de micronutrientes, entre eles boro, cobre, manganês, molibdênio e zinco”.
Conforme pesquisa realizada por especialistas do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em solos paulistas, o zinco foi o micronutriente que apresentou maior ganho de produtividade, média de 17%, em relação às parcelas que não receberam aplicação de micronutrientes.
“Com essa aplicação, como comprova a pesquisa do IAC, cresce a produtividade do solo, tornando o balanço energético da cultura ainda melhor e evitando a necessidade de sua expansão para áreas do cerrado e da Amazônia. Com isso, pode-se mitigar enormemente a principal crítica dos países desenvolvidos e ambientalistas à produção de etanol de cana-de-açúcar: a de que essa cultura desmata e/ou substitui outras culturas importantes para a produção de alimentos”, assegura a colunista.
Saiba quais as vantagens da adubação com micronutrientes na coluna “Micronutrientes trazem ganhos econômicos e ambientais à cultura de cana-de-açúcar”, de Carolina de Barros Aires.
Micronutrientes garantem ganhos econômicos e ambientais à cana-de-açúcar
Adubação com micronutrientes aumenta a produtividade do solo, evitando a necessidade de expansão da área cultivada
Por Janice Gutjahr
16/11/2009 13h38 · Fonte: Agrolink

Mais notícias de:Cana-de-açúcar

