CI

“Save the Orange”: Fundecitrus integrará consórcio internacional para combater o greening com IA

IA generativa será aplicada para acelerar pesquisas e simulações


Foto: Fundecitrus

O Fundecitrus passará a integrar o consórcio internacional “Save the Orange”, lançado na última semana em Boston (EUA). A iniciativa é coordenada pela Coca-Cola Company, com apoio do MIT Generative AI Impact Consortium — vinculado ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais renomadas instituições de pesquisa e educação em tecnologia do mundo. O grupo também conta com a participação da Invaio Sciences, Microsoft, e outras instituições de referência em tecnologia, ciência de dados e biotecnologia. O objetivo é unir esforços no combate ao greening, considerada a doença mais grave que ameaça a produção mundial de laranjas, conectando pesquisas avançadas em inteligência artificial (IA) a aplicações práticas em diferentes setores.

No “Save the Orange”, a IA generativa será aplicada para acelerar pesquisas e simulações que possam reduzir o tempo de desenvolvimento de soluções contra a doença, que já devastou pomares nos Estados Unidos e ameaça o fornecimento global de citros. O Fundecitrus, reconhecido mundialmente por sua expertise em pesquisa e manejo da doença, terá papel de orientação e direcionamento do trabalho, usando os mais de 20 anos de experiência com pesquisas e manejo do greening.

Segundo o diretor executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, a participação da entidade reforça seu protagonismo na pesquisa e no combate às pragas cítricas. “O Fundecitrus é referência no mundo no desenvolvimento de estratégias de manejo para uma doença que não tem cura. Ao integrar esse consórcio, reafirmamos nosso compromisso histórico com soluções baseadas em ciência, transparência e inovação, em uma ampla rede colaborativa. Esse consórcio trará os principais cientistas dos EUA em IA e irá explorar uma nova área de forma integrada para acelerar as pesquisas e, assim, ganharmos tempo. O momento exige união e um esforço mundial para quebrarmos paradigmas e vencermos o greening”, destaca.

Nova frente de atuação

O projeto reúne especialistas de diversas áreas em busca de alternativas viáveis para conter o avanço do greening. Para o Fundecitrus, a colaboração internacional amplia as chances de desenvolver ferramentas práticas que cheguem ao campo e apoiem diretamente os produtores. “A união entre academia, indústria e centros de pesquisa é fundamental para acelerar descobertas e consolidar o enfrentamento ao greening como um esforço global, no qual o Fundecitrus assume protagonismo representando a citricultura brasileira”, afirma o pesquisador Franklin Behlau.

Nos próximos meses, pesquisadores do consórcio devem visitar pomares brasileiros para conhecer de perto a citricultura do país, bem como os estudos conduzidos pelo Fundecitrus sobre o manejo do greening e o controle do psilídeo transmissor da doença.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.