CI

3º Leilão Elite Embrapa de Touros Jovens


A Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Cerrados estarão promovendo dia 09 de outubro, a partir das 17h, na rodovia Goiânia-Nova Veneza, km 12, Santo Antônio de Goiás/GO, o 3º Leilão Elite Embrapa de Touros Jovens. São animais testados e aprovados, participantes do Teste de Desempenho conduzido pelo Programa de Integração Lavoura Pecuária da Embrapa, homologado como prova de ganho em peso pela ABCZ e monitorado pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore - PMGRN.

Serão ofertados 70 animais jovens aptos para reprodução, sendo 61 animais da raça Nelore e 9 da raça Tabapuã. São animais de excelente avaliação genética para características de crescimento, fertilidade e habilidade maternal, além de se destacarem na avaliação morfológica e desempenho ponderal. Maiores informações sobre os animais estão disponíveis no site da Embrapa: www.cnpaf.embrapa.br ou pelos telefones (62) 533-2205 ou (62) 285-5005.

O rebanho brasileiro, apesar de ser o maior rebanho comercial do mundo, apresenta índices de produtividade aquém do desejado. O baixo nível de desempenho, verificado atualmente nos sistemas pastoris de produção animal deve-se, em grande parte, à baixa produtividade das pastagens.

Na recuperação de pastagens degradadas utilizando culturas consorciadas entre grãos e pastagem, um dos objetivos principais é a produção de uma maior quantidade de forragem. Entretanto, para que a utilização dessa maior oferta de forragem de melhor qualidade seja efetuada com êxito, igual atenção deverá ser dada à qualidade genética dos animais e às condições de criação do rebanho ao qual essas pastagens serão alocadas.

Desta forma, a identificação e uso adequado de animais geneticamente superiores são extremamente importantes para a otimização da produtividade por hectare, uma vez que o componente genético animal ideal é aquele que consegue converter pastagem em quilos de carne em um menor período de tempo, resultando numa maior rentabilidade por área.

O Teste de Desempenho de Touros Jovens da Embrapa (TDTJ), que se desenvolve na Embrapa Arroz e Feijão, pelo sexto ano consecutivo, procura enfatizar e ilustrar a importância do melhoramento genético na produtividade da pecuária de corte, por meio da identificação de genótipos superiores adaptados para sistemas de produção no Cerrado, incrementando de forma substancial a produção de carne por hectare, devido ao melhor potencial genético de suas progênies.

Vanessa Barbosa - Zootecnista, Bolsista CNPq da Embrapa Cerrados/Arroz e Feijão

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.