CI

64 anos de Cotrijal: de 11 associados à feira internacional

Toda essa história desaguou na Expodireto, uma das maiores feiras do agronegócio internacional


Foto: Divulgação

O dia 14 de setembro de 2021 marca o aniversário de 64 anos da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, uma das mais notáveis do Brasil. Uma cooperativa que surgiu da ideia de 11 produtores rurais e hoje pretende faturar R$ 4,440 bilhões até 2025 e promove uma das maiores feiras internacionais do agronegócio, a Expodireto Cotrijal. 

Intitulada inicialmente como Cooperativa Tríticola de Não-Me-Toque, a Cotrijal surgiu em 14 de setembro de 1957, tendo o nome atual desde 2006. De acordo com o estatuto inicial, a união dos 11 produtores iniciais previa "unir os agricultores que dediquem ao plantio de trigo, dentro de suas áreas de operações, compram para eles, em comum, artigos necessários às culturas, beneficiar, padronizar e vender sua produção, e promover a mais ampla defesa de seus interesses econômicos". 

Atualmente, a cooperativa conta com 62 unidades de atendimento e uma frota própria que atendem boa parte do estado do Rio Grande do Sul, realizando o recebimento e o escoamento dos produtos agrícolas, como soja, milho, trigo e cevada para o porto de Rio Grande. No último balanço social, divulgado em 2019/2020, a Cotrijal anunciou um faturamento recorde de 2,4 bilhões de reais e margem de lucro acima dos 5%. 

Esmiuçando os números, são 32 municípios de atuação, com 55 unidades de recebimento de grãos e mais de 875 mil toneladas em capacidade de armazenamento. Para que tudo isso possa funcionar, estão envolvidos 1.900 colaboradores, que atendem um número de associados de mais de 7.900 pessoas. 

A feira 

Toda essa história desaguou na Expodireto, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, focada em tecnologia e negócios. Somente no ano de 2020, a feira recebeu 256 mil visitantes de 71 países que prestigiaram 573 expositores. A comercialização chegou a 2,6 bilhões de reais naquela edição. A edição de 2021 teve que ser cancelada, devido à pandemia, mas a 22ª edição já tem data confirmada e acontecerá de 7 a 11 de março de 2022. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.