80 cidades brasileiras amanheceram abaixo de 0ºC
CI
Imagem: Zélia Studzinski
CONGELANTE

80 cidades brasileiras amanheceram abaixo de 0ºC

A campeã do frio no país foi a catarinense Urupema, que registrou -8,8°C
Por: -Eliza Maliszewski

O inverno deu as caras com força neste amanhecer pelo Brasil. Ao menos 80 cidades, de seis estados, amanheceram com temperaturas negativas nesta terça-feira (20). 

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão gelados. Goiás não teve negativa, mas chegou perto: 0,2°C em Jataí. Não foi registrada neve nem chuva congelada. Os campos ficaram brancos foi com geada.

A campeã do frio no país foi a catarinense Urupema, que registrou -8,8°C, a menor temperatura deste ano no Brasil, seguida por Bom Jardim da Serra, também em Santa Catarina,  com -7,4°C. Segundo dados da Epagri/Ciram o recorde anterior era de -7,5°C em Bom Jardim da Serra, no dia 29 de junho.

Algumas cidades de São Paulo foram mais frias do que algumas cidades da serra gaúcha e catarinense. Em Limeira e Sertãozinho, por exemplo, o Ciiagro mediu -3,1ºC. 

O cenário foi de campos brancos de geada, hortaliças congeladas e maiores impactos em culturas como milho safrinha, café e até o trigo impactado por geada negra. No Paraná as perdas no milho já chegam a 53%.

Para esta quarta-feira (21) ainda tem previsão de geada para o  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo (sul do estado) e Minas Gerais (sul do estado). Porém, com o centro da massa de ar polar (região mais forte do sistema) indo para o mar, as temperaturas já devem ser menos baixas. 

Veja algumas imagens:

Bom Jardim da Serra (SC) - Aline Leonhardt

Couve em Dom Feliciano (RS) -  Zélia Studzinski

Gelo em cima de estufa de mudas de tabaco em Dom Feliciano (RS) - Zélia Studzinski

Milho e pastagem em Palotina (PR) - Faep

Citros em Floraí (PR) - Ricardo Mulinari

Catedral de Canela (RS) - Edimilson Watzlavick

Elaine Grolli - Santiago do Sul/SC


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.