CI

A ciência por trás da origem das melancias 

Estamos investigando quais genes e programas genéticos regulam a maturação do melão


Foto: Marcel Oliveira

As melancias e os melões são muito comuns nas mesas de todos. Uma das questões que mais intrigam a comunidade científica é de onde vêm essas duas hortaliças , perto do pepino. Os pesquisadores presumem que os melões e melancias de hoje vêm da descoberta de frutas anômalas doces com falta de  cucurbitacina , o composto que confere amargor às cucurbitacinhas - uma família à qual pertencem as melancias e melões, junto com pepinos, abóboras e outros. Eles teriam sido selecionados e cultivados até os dias de hoje. 

Melões, pepinos e melancias foram domesticados várias vezes ao longo da história da humanidade. Mas colocar essas domesticações no espaço e com nomes é muito mais difícil do que eu pensava há dez ou quinze anos ”, diz  Susanne S. Renner , professora honorária da Universidade de Washington. 

Renner, junto com outros pesquisadores, redesenharam um dos ramos da árvore genealógica da espécie  Citrullus lanatus ,  comumente conhecida como  melancia . Até não muito tempo atrás, pensava-se que essa espécie pertencesse à linhagem sul-africana do melão citron,  Citrullus caffer . No entanto, as novas informações obtidas com o estudo genético confirmam que o passado da melancia está ligado ao do melão Cordofão ( C. lanatus ), do Sudão.  

Além disso, suas conclusões são consistentes com algumas  pinturas egípcias antigas  que sugerem que a melancia pode ter sido consumida no Vale do  Nilo há cerca de 4.000 anos. “Com base no DNA, descobrimos que as melancias como as conhecemos hoje, com polpa doce, muitas vezes vermelha que pode ser comida crua, eram geneticamente mais próximas das formas silvestres do Oeste e Nordeste da África”, diz o pesquisador. 

Estamos investigando quais genes e programas genéticos regulam a maturação do melão de uma forma ou de outra. Isso é relevante, especialmente para empresas de melhoria. No caso dos melões climatéricos, como o Melão e o Galia, o que se pretende é que tenham vida longa, para serem mais bem conservados depois de colhidos. Obviamente, não vamos ter um melão que dure três meses. Há um limite, embora não o saibamos ”, explica. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.