CI

A importância de um híbrido com genética de alta performance para a produtividade da safra brasileira

Milho é uma das principais culturas agrícolas brasileiras



Foto: Divulgação

O milho é uma das principais culturas agrícolas brasileiras. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2023/24, o país deve colher 111,64 milhões de toneladas de milho. No mês em que celebramos o Dia Nacional do milho, que estimula e apoia a produção do cereal tão importante na vida da população. Na data, também devemos celebrar as conquistas e avanços em tecnologias que estão impulsionando o Brasil na produção do grão.

A cultura do milho vem apresentando sucessivos avanços tecnológicos ao longo do tempo. Desde o advento de tecnologias revolucionárias, como o uso do método híbrido no início do século passado, até a incorporação de biotecnologia, adotada nos últimos anos, o potencial genético da cultura aumentou consideravelmente. Esse protagonismo da cultura tem relação direta com o desenvolvimento de materiais cada vez mais produtivos. Outros fatores, como a tecnificação do produtor rural, o perfil do solo brasileiro, favorável à cultura, e a escolha correta dos híbridos, insumos e soluções que são utilizados desde o plantio até a colheita, também contribuem para elevar a produtividade e a rentabilidade das lavouras.

Este momento do milho relembrar dos avanços tecnológicos da cultura, que são recentes, comparados aos primeiros históricos do milho na sociedade. Como uma empresa de pesquisa e desenvolvimento, a Corteva Agriscience tem expertise na cultura e um dos maiores bancos de germoplasma do mundo. Com a sua marca Pioneer®, há mais de 50 anos de atuação no mercado brasileiro com o desenvolvimento de tecnologias e inovações em sementes, é líder de mercado em milho há 18 anos. Em 2006, foi a primeira empresa a registrar híbridos de milho Bt no Brasil, oferecendo uma alternativa complementar ao manejo contra importantes insetos-praga que atacam a cultura. 

Dez anos depois, lançou a primeira semente de milho com uma tecnologia composta por três proteínas inseticidas que auxiliam na proteção contra as principais lagartas que acometem o milho. No ano seguinte, apresentou aos produtores rurais brasileiros o P3707VYH, o híbrido mais plantado na safrinha. Além disso, a marca foi responsável por trazer ao mercado a biotecnologia PowerCore Ultra, que possui quatro proteínas inseticidas que auxiliam no manejo de lagartas e proporciona maior flexibilidade na aplicação de herbicidas.

O Tratamento de Sementes é parte importante do desenvolvimento inicial dos híbridos em geral e, por isso, as sementes da Pioneer® contam com o LumiGEN®, o Tratamento de Sementes Industrial mais completo do mercado, composto por dois fungicidas potentes, dois inseticidas, um bionematicida e um bioestimulante à base de macro e micronutrientes que conferem mais vigor à raiz e a parte aérea da planta. Além desses produtos, uma camada de polímero é adicionada para melhorar a plantabilidade, a fluidez da semente e a redução de emissão de poeira.

Em 2021, a marca também lançou a tecnologia Optimum AquaMAX®, que através de avançadas técnicas de melhoramento genético apresenta maior tolerância ao estresse hídrico no enchimento de grãos, stay green acentuado, e alta eficiência na absorção de água do solo.

Outro marco que mostra o protagonismo da Pioneer® na evolução da cultura é a liderança no mercado de sementes de milho verão e safrinha no Brasil há 18 anos. Isso mostra a confiança que os produtores rurais brasileiros possuem na marca, que é reconhecida pela tradição no país, pelas tecnologias que contribuem para a obtenção do máximo potencial da lavoura e do suporte técnico do time de agronomia e força de vendas.

Reforçamos o papel do produtor de milho na agricultura brasileira e na alimentação do mundo, além do foco em transferir conhecimento, prestar todo o suporte técnico, estabelecer e manter o relacionamento de parceria junto aos produtores, sempre com entregas de qualidade e ofertas de alta tecnologia, ajudando a atingir o máximo potencial produtivo do milho em cada safra. Com isso, o Brasil continuará trilhando seu caminho de protagonista mundial em milho. 

Ecli Ávila é engenheiro agrônomo e Líder de Marketing da Pioneer® para o Brasil e Paraguai
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.