CI

A ocorrência de fitotoxidez na cultura da soja do RS

A fitotoxidez é o efeito causado nas plantas por algumas substâncias


A fitotoxidez é o efeito causado nas plantas por algumas substâncias, que prejudica o seu desenvolvimento. Esta ação pode ser desencadeada por fungos, insetos, bactérias que parasitam as plantas e, ainda, pela aplicação incorreta de defensivos e de adubos. Neste último caso, a fitotoxidez é um risco previsto pela aplicação de fungicidas associada, geralmente, ao estresse vegetal ocasionado pelo déficit hídrico que, por sua vez, faz com que as plantas não consigam metabolizar o produto.

No Rio Grande do Sul, a mistura dos fungicidas Trifloxistrobina e Protioconazol aplicada nas lavouras de soja apresentou, na última safra, sérios sintomas de fitotoxicidade. De acordo com o doutor em agronomia e gerente de Pesquisa e Ensino do Instituto Phytus, Marcelo Madalosso, este efeito foi relacionado, de forma genérica, a algumas cultivares, alguns locais e algumas horas do dia em que a aplicação foi realizada, além de coincidir com períodos de altas temperaturas e estresse hídrico, associados ou não.

Pesquisas apontam que plantas submetidas a estresse hídrico apresentam maior retenção dos ativos na epiderme ou células da planta. “O aumento da retenção dos ativos, aliado a uma maior concentração dos mesmos nas porções superiores do dossel da planta, tende a potencializar a ação fitotóxica do produto aplicado”, explica o Ph.D. em Fitopatologia e colaborador ad hoc do Instituto Phytus, Ricardo Balardin.

Porém, é preciso observar que, mesmo que os defensivos possam causar diferentes níveis de fitotoxidez, inúmeras circunstâncias agronômicas podem potencializar este efeito. O Clube Phytus traz nessa semana um vídeo especial e um informativo técnico sobre a ocorrência de fitotoxidez na cultura da soja no Rio Grande do Sul nesta safra. Acesse os materiais gratuitamente nos links:

                • Vídeo Momento Phytus, com Ricardo Balardin - http://goo.gl/PRVXJ6
                • Informativo Phytus Técnica - http://goo.gl/HkECBB


Imagem: Clube Phytus

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.