Abate de aves sob SIF aumentou 6,5% em 2011, aponta MAPA
CI
Agronegócio

Abate de aves sob SIF aumentou 6,5% em 2011, aponta MAPA

Os dados divulgados mostram que 16 Unidades Federativas (15 estados + Distrito Federal) tiveram aves abatidas sob SIF no ano que passou
Por:
Dados disponíveis no site do Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br) apontam que o abate de aves sob a supervisão do Serviço de Inspeção Federal (SIF) aumentou 6,5% em 2011, totalizando pouco mais de 5,1 milhões de cabeças.

Os dados divulgados mostram que 16 Unidades Federativas (15 estados + Distrito Federal) tiveram aves abatidas sob SIF no ano que passou. Isso quer dizer que nos restantes 11 estados os abates não são “sifados” ou, mesmo, que não dispõem de qualquer tipo de inspeção sanitária. Porém, o que mais surpreende é que no rol dos estados sem SIF se encontra o Rio de Janeiro, o que indica que todos os abates locais são efetuados sob inspeção estadual e/ou municipal.


É oportuno ressaltar que os números abrangem praticamente todas as espécies de aves (a exceção são os avestruzes) e, portanto, não se referem especificamente ao frango. No entanto, a colocação dos sete primeiros estados – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso – obedece à mesma ordem apontada pela APINCO no alojamento de pintos de corte, o que confirma que a maior parte, senão a totalidade dos abates em vários casos, está representada pelo frango.






Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.