CI

ABTCP apresenta dados sobre emissões e remoções de carbono

Resultados mostram que o balanço de gases do efeito estufa é amplamente favorável ao sequestro de CO2


Resultados mostram que o balanço entre as Emissões e as Remoções de gases do efeito estufa é amplamente favorável ao sequestro de CO2

A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em parceria com a consultoria Fábrica Éthica Brasil, apresentou nesta terça-feira (05/10), durante mesa redonda realizada no ABTCP-TAPPI 2010 – 43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, os resultados da consolidação dos inventários de carbono das empresas do setor.

O estudo mostra que o balanço entre as emissões e as remoções de GEE (Gases de Efeito Estufa), consolidadas a partir dos inventários das empresas do setor, é amplamente favorável ao sequestro de CO2. A estimativa da ABTCP é que o total de emissões de GEE do setor – de forma direta ou indireta - soma 6,484 milhões de toneladas de CO2 equivalente ao ano.

Já as remoções de GEE – considerando diversas ações como o plantio e a preservação de florestas, o processo ecoeficiente adotado na fabricação de celulose e papel e a geração de energia renovável, entre outros pontos – somam cerca de 64,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente ao ano.

Considerando todos os tipos de emissões diretas e indiretas, a indústria de celulose e papel resgata pelo menos 10 vezes mais CO2 do que o total que emite em toda a cadeia de produção e distribuição. Este dado representa o ponto mais baixo da curva de resgate de CO2, pois algumas empresas chegam a sequestrar até 50 vezes mais o volume emitido de CO2.

O estudo considerou três escopos de emissões de GEE: 1. as diretas geradas pelas fontes controladas pela própria empresa; 2. as indiretas geradas pela compra de eletricidade, combustíveis fósseis e uso de frota própria de veículos, e 3. as indiretas geradas pela compra de materiais, atividades e frotas de terceiros, entre outros pontos.

“O resultado da consolidação dos inventários de carbono das empresas do setor surpreendeu por mostrar que o resgate de CO2 da atmosfera pelo segmento de celulose e papel é muito superior ao estimado, comprovando que essa indústria é uma das mais sustentáveis do País”, destaca Afonso Moura, gerente técnico da ABTCP.

O objetivo do estudo foi o desenvolvimento e implementação de um sistema para coleta e gerenciamento de estimativas de emissões e remoções líquidas de gases de efeito estufa (GEE) do setor de papel e celulose - Sistema ABTCP de GEE. Este sistema foi inspirado no “GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard”.

“Nossa meta é também construir uma Política Setorial de Mudanças Climáticas que destaque os riscos associados a restrições futuras, aponte oportunidades de redução e relate emissões e progressos alcançados pelas empresas do setor de celulose e papel, assegurando possíveis créditos de carbono”, acrescenta Giovanni Barontini, sócio-fundador da Fábrica Éthica.

O estudo identificou as fontes de emissões e remoções de GEE a partir da definição de um ano-base para o cálculo das emissões e remoções líquidas. Foram identificadas metodologias apropriadas para esse cálculo.

A partir das conclusões obtidas, a ABTCP relacionou alguns passos que as entidades do setor podem adotar para estimular a redução das emissões de GEE. Entre eles a criação do Carbon Disclosure Project – Papel e Celulose Brasil e o planejamento e execução de iniciativas de disseminação do conceito de governança climática entre as empresas do setor (no formato de treinamentos, workshops, publicações setoriais etc.).

ABTCP-TAPPI 2010
43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Onde: Transamerica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 (Próximo à Ponte Transamérica)
Quando: 4 a 6 de outubro
Congresso – das 8h50 às 17h30
Exposição – das 13h às 20h
Seminário Internacional sobre Biorefinaria
Quando: 6 de outubro – das 10h às 16h

Mais informações no site: http://www.abtcp-tappi2010.org.br/

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.