CI

Adubação em laranjas deve ser feita de 15 de setembro a 15 de fevereiro no PR

De acordo com os pesquisadores, havia uma idéia entre os citricultores de que a adubação deveria ser iniciada em agosto


No Paraná, a adubação nitrogenada de laranjais deve ser feita de 15 de setembro a 15 de fevereiro, coincidindo com o período das chuvas, recomendam os pesquisadores Jonez Fidalski e Pedro Antonio Martins Auler, que atuam na unidade regional do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Paranavaí, noroeste do Estado. A conclusão foi obtida em pesquisa realizada por quatro anos, para esclarecer uma antiga dúvida dos produtores, trabalho publicado na revista científica "Pesquisa Agropecuária Brasileira", uma das mais conceituadas do País.

De acordo com os pesquisadores, havia uma idéia entre os citricultores de que a adubação deveria ser iniciada em agosto. "Isso não é verdade, é importante ter paciência e esperar a estação das chuvas, na primavera-verão, para então dar início à aplicação de nitrogênio", explica Fidalski.

Além de definir a melhor época de aplicação, os pesquisadores também concluíram que o parcelamento da adubação nitrogenada possibilita economizar até 26% de fertilizante, sem prejuízo na produção. Eles recomendam dividir a dose total de adubo em três aplicações: segunda quinzena de setembro, segunda quinzena de novembro e primeira quinzena de fevereiro. Fidalski ainda lembra que, para melhor aproveitamento, a adubação deve ser feita em solo úmido. "O ideal é aplicar o fertilizante depois de uma boa chuva", aconselha.

Quanto à quantidade de fertilizante que se deve aplicar, a recomendação é que o produtor sempre busque orientação com seu técnico. "A dose deve ser examinada em cada caso, pois é calculada em função da expectativa de produção e do resultado da análise do teor de nitrogênio nas folhas da plantas", conclui Fidalski.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.