Aerador ajuda a evitar mortalidade de peixes

Peixes

Aerador ajuda a evitar mortalidade de peixes

Começam a aparecer os primeiros casos de mortalidade de peixes devido à falta de oxigênio na água
Por:
328 acessos

Com o aumento das temperaturas e o excesso de matéria orgânica na água dos açudes, começam a aparecer os primeiros casos de mortalidade de peixes devido à falta de oxigênio na água. Para evitar ou amenizar esse problema, recomenda-se realizar a aeração da água. No município de Picada Café, na comunidade do Jammerthal, o produtor Silvério Hansen cria carpas, principalmente da espécie capim, atualmente para o consumo da família, porém possui interesse na ampliação da criação para um abatedouro que pretende se instalar no município. Hansen entrou em contato com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, relatando o problema e, assim, o engenheiro agrônomo Rafael Hoss realizou a instalação, na semana passada (16/10), de um aerador por gravidade, modelo Samuca, em um tanque da propriedade.

De acordo com Hoss, essa tecnologia apresenta vantagens ambientais e econômicas. É uma forma bastante eficaz e barata para aerar os tanques de criação de peixes das propriedades dos agricultores familiares. Esse sistema reduz o consumo de água (de 60 a 70%) e dispensa o uso de energia elétrica, pois funciona por gravidade, sendo bastante versátil e podendo ser utilizado em tanques de engorda de peixes e em berçários (alevinos). Nos de engorda, um equipamento é necessário para aerar 200m² de lâmina d'água (3 a 4 peixes/m²), destaca. O aerador é feito com canos, tampão e T de PVC. 

O engenheiro agrônomo explica ainda que um sinal típico da falta de oxigênio na água é a presença dos peixes tentando respirar na superfície nas primeiras horas da manhã. Este fato ocorre devido à grande presença de algas na água, que consomem o oxigênio da água durante a noite e se multiplicam devido ao excesso de matéria orgânica, tornando a água esverdeada.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink