CI

AGCO expande seus negócios em colheitadeira

Aquisição reforça estratégia da companhia em acelerar a participação no segmento


Aquisição reforça estratégia da companhia em acelerar a participação no segmento de colheitadeira anunciada pelo CEO na última semana

A AGCO, Your Agriculture Company (NYSE: AGCO), fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas, acaba de anunciar a aquisição dos 50% restantes de participação na Laverda S.p.A., do grupo italiano ARGO, no valor de € 65 milhões. Com o acordo a AGCO passa controlar 100% da Laverda, que inclui também a alemã Fella-Werke GmbH, fabricante de maquinário de feno e forragem. A expectativa é que a transação seja finalizada até o final de 2010.

Esta aquisição esta baseada na bem sucedida operação de joint venture estabelecida com a ARGO em 2007, na qual a AGCO adquiriu 50% das ações da Laverda S.p.A. A Laverda está localizada em Breganze, Itália e produz colheitadeiras das marcas Challenger, Fendt e Massey Ferguson desde 2004, além da marca Laverda. As instalações da planta em Breganze, um dos complexos de produção de máquinas agrícolas mais modernos na Europa, supre a linha de produção da exclusiva colheitadeira European da AGCO.

“Este grande passo determina uma estratégia de longo prazo da AGCO em acelerar o desenvolvimento no segmento de colheitadeira,” afirma Martin Richenhagen, presidente e CEO da AGCO. “A aquisição da Laverda fortalece a base de recursos da AGCO na Europa. Estamos satisfeitos em poder continuar nosso compromisso neste segmento de colheitadeira, tendo o total controle da marca Laverda e das instalações da Breganze. A AGCO mantém o comprometimento com a marca e os clientes da Laverda, e está em busca do desenvolvimento da marca e de todo o seu potencial”, disse Richenhagen.

Em visita ao Brasil na última semana o CEO destacou importância desta área (colheitadeiras) para a companhia, que detém hoje uma participação de mercado superior a 15% no segmento colheitadeiras com as marcas Massey Ferguson e Vatra, e anunciou que segundo estimativas da companhia, a participação de mercado no segmento de colheitadeiras expandirá rapidamente. “Nossas vendas vem crescendo em um ritmo excelente e promissor. É por isso que aumentamos a capacidade produtiva de nossa fábrica de colheitadeiras em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul”, conclui Martin Richenhagen.

Com 450 funcionários, a fábrica de Breganze produz colheitadeiras há mais de 50 anos. Certificada segundo os padrões de qualidade ISO, a instalação atual de 22 mil m2 foi inaugurada em 1979. Desde que começou a trabalhar em conjunto com a AGCO, a produção de colheitadeiras da planta praticamente dobrou e, graças à recente adição de novos modelos, deverá alcançar uma expansão ainda mais significativa. Com os investimentos recentes, a cadeia de suprimentos e o processo produtivo da planta passaram por uma completa reorganização, incluindo a instalação de um sistema mecanizado de soldadura e uma nova linha de montagem de plataformas de padrão mundial.

“É particularmente significativo o fato de o anúncio de hoje coincidir com o início da produção do modelo de colheitadeira com oito saca-palhas da AGCO em Breganze, onde as primeiras unidades desse tipo passaram a fazer parte da linha de montagem em outubro. Também estamos muito orgulhosos de dar início, em novembro, à produção das primeiras colheitadeiras Hybrid da AGCO,” destaca Mario Scapin, diretor-gerente da Laverda S.p.A.

A Breganze produz hoje uma ampla gama de colheitadeiras, entre as quais, máquinas com cinco, seis e oito saca-palhas, além da novo modelo da marca Hybrid da AGCO, que recebeu o cobiçado prêmio “2010 Machine of the Year” na Exposição Agritechnica, na Alemanha.

“Para nós é um prazer ter assinado esse acordo com a ARGO; continuaremos a buscar mais oportunidades estratégicas para a operação conjunta entre as duas companhias”, afirmou Gary Collar, vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO. “Valerio Morra, presidente do Grupo ARGO, continuará a fazer parte do Conselho de Diretores da Laverda. Nossa aquisição de 100% da Laverda fortalece ainda mais os recursos da AGCO referentes ao negócio de colheitadeiras e destaca nosso compromisso em investir nesse negócio. Nossa participação integral nas instalações produtivas de colheitadeiras em Breganze e implementos de feno e forragem da marca Fella complementa nossos investimentos em novos produtos. O recente lançamento da nova colheitadeira e da Self Propelled Forage Harvester são exemplos claros de nossa intenção de oferecermos mais opções aos clientes em toda a região”, completou.

“Tanto a Fella quanto a Laverda continuam a ser de suma importância para o sucesso de nosso negócio de colheitadeiras; o atual relacionamento que mantemos com as equipes de ambas as marcas garantirão uma transição tranquila e também uma ótima oportunidade de desenvolvimento não apenas dessas marcas, mas também das marcas comercializadas hoje pela AGCO”, concluiu Gary Collar.

Declaração de “Salvaguarda”

As declarações que não compreendem fatos históricos, incluindo estimativas relacionadas ao desenvolvimento da marca Laverda e do negócio de colheita, representam estimativas futuras e estão sujeitas a riscos que podem modificar significativamente os resultados verdadeiros. Esses riscos incluem possíveis quedas na demanda pelos produtos devido a condições adversas no tempo e na demanda, entre outras condições, que possam vir a afetar as receitas agrícolas, além de ações desenvolvidas por fabricantes de produtos concorrentes e os riscos gerais relativos a aquisições. Informações adicionais sobre esses e outros fatores encontram-se disponíveis nos relatórios da AGCO entregues à Comissão de Valores Mobiliários, incluindo o Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2009. A AGCO não assume qualquer responsabilidade quanto a atualizar as estimativas, exceto quando exigido por lei.

As informações são da assessoria de imprensa da AGCO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.