AGCO pretende liderar segmento de plantadoras
A empresa adquiriu em setembro do ano passado a fabricante de implementos agrícolas Sfil, de Ibirubá (RS)
A AGCO do Brasil, líder em tratores no País com a marca Massey Ferguson, quer também alcançar a primeira colocação no mercado nacional com plantadoras. A empresa adquiriu em setembro do ano passado a fabricante de implementos agrícolas Sfil, de Ibirubá (RS), e começa a apresentar no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), a sua nova linha de produtos, agora com a marca Massey Ferguson.
Segundo o diretor de Marketing da AGCO, Fábio Pilcher, estimativas de mercado indicam que a Sfil tinha um market share no Brasil de aproximadamente 10% em plantadoras no Brasil e a idéia é, em cinco anos, dobrar este percentual para alcançar a liderança em um setor considerado muito pulverizado no País. Pilcher lembra que, ao contrário de tratores e colheitadeiras, incluídos nos dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o segmento de implementos não conta com estatísticas precisas e por isso se trabalha com estimativas de mercado.
A AGCO aposta que a estrutura que já conta no País irá facilitar alcançar o objetivo de buscar a liderança. "A Sfil tinha cerca de 100 distribuidores no Brasil. A Massey tem outros 220", diz Pilcher, apontando um dos grandes trunfos dos implementos agora sob nova marca. Com as plantadeiras, que correspondiam a pelo menos 35% das vendas da Sfil, a AGCO poderá também "oferecer ao produtor rural soluções completas do plantio à colheita".
A estrutura de negócios da AGCO permitirá ainda um incremento nas exportações da unidade de Ibirubá. Conforme Pilcher, o mercado externo respondeu por 7% da receita da Sfil ano passado. "A meta é atingir entre 10% e 12% em 2008. Devemos vender para países da América do Sul como Venezuela e Paraguai e para a África do Sul", adianta.
A estimativa é que, entre mercado interno e externo, as vendas da unidade de implementos avancem até 40% este ano, o que seria equivalente a um crescimento 15 pontos percentuais acima do estimado pelo mercado de implementos no Brasil, ainda puxado pelos bons preços das commodities agrícolas. Ano passado, a Sfil faturou o equivalente a US$ 35 milhões. Das linhas produzidas em Ibirubá, migrarão para a marca Massey Ferguson, além das plantadoras, apenas as plataformas de milho. Outros produtos, como carregadores frontais e carretas agrícolas, permanecerão com a marca Sfil.
Nos tratores, a AGCO encerrou 2007 com 30% do mercado no Brasil. A empresa também liderou as exportações, com uma participação de 47%. A fábrica de tratores se localiza em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e a unidade de colheitadeiras fica em Santa Rosa, no noroeste gaúcho.