Agricultor Brasileiro: um dos motores da economia brasileira
Dia do Agricultor é comemorado no dia 28 de julho
A agricultura permanece, ano a ano, como uma das principais bases da economia do Brasil, desde os primórdios da colonização até os dias atuais. A atividade faz parte do setor primário onde a terra é cultivada e colhida para subsistência, exportação ou comércio, além disso, o Brasil é um país com vocação para produção de alimentos e por estar entre os maiores produtores do planeta, possui uma grande demanda por profissionais ligados ao setor agrícola.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, o Brasil investe mais no campo para alavancar a produção de alimentos. Para o ciclo 2015/16, o Governo Federal e o Mapa destinaram mais de R$ 180 bilhões em crédito para o campo, por meio do Plano Agrícola e Pecuário.
O Plano Safra garante um volume ainda maior de recursos que nos anos anteriores, com especial atenção ao custeio e à comercialização da safra e ao fortalecimento do médio produtor rural. São investimentos estratégicos para que o País possa continuar aumentando a sua produção e garantindo a oferta de alimentos de qualidade, com preço justo, para todos.
Estes dados comprovam a importância do setor e do agricultor brasileiro, que atualmente conseguem puxar a economia de forma positiva.
O produtor rural de Goiás, Ricardo Barbaresco Pereira conta que é a segunda geração de uma família de produtores agrícolas. “Meu pai começou com arroz na década de oitenta primeiramente na fazenda de Anápolis. Neste meio tempo, também tivemos milho irrigado, pecuária e no final dos anos oitenta, iniciamos a produção de soja, vindo do sul do país”. O produtor e agricultor ainda ressalta o avanço da soja, que na década de oitenta eram colhidas de 35 a 40 sacas. Depois de 30 anos, com a utilização de maquinários mais eficientes e novas tecnologias de plantio, produzimos mais e melhor, alcançando até 70 sacas na colheita. “Iniciamos na década de oitenta com o plantio convencional e hoje utilizamos o plantio direto. Com a tecnologia hoje, utilizamos todos os recursos disponíveis para a melhor utilização dos equipamentos, aumento na produtividade e eficiência operacional. Um exemplo disso é a utilização de orientação por GPS na hora da pulverização, via piloto automático. É importante sempre buscar novas tecnologias que auxiliem e aumentem a produtividade no campo. Um exemplo disso é que neste ano, pela primeira vez, optamos por utilizar um avião para jogar semente de capim para fortalecer a palhada, a matéria orgânica do solo e cobertura do terreno”, declara o produtor que possui propriedade em quatro municípios goianos.
Os agricultores vem demonstrando que a partir das suas experiências, a melhoria da qualidade de vida vem acontecendo no campo. Estão desenvolvendo estratégias e o uso de tecnologias que permitem melhores resultados.
Mulher no campo
Bibiana Pimenta Peixoto de Barros, 29 anos, agricultora e produtora rural na Fazenda Açoita- Cavalo Rincão da Nova Estrela, em Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul, resume o amor pela produção agrícola ao afirmar que “tem o verde do campo nos olhos”. Essa é a frase favorita da jovem agricultora, que também atua na Comissão de Jovens Empresários Rurais da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Para isso, Bibiana Pimenta Peixoto de Barros ressalta que devemos estar preparados. “Nosso principal desafio é manter a mão de obra qualificada no campo, para isso, estamos tentando fazer a empregabilidade familiar, que nada mais é do que inserir os demais familiares dos empregados no trabalho da lavoura” afirma.
A Fazenda Açoita- Cavalo Rincão da Nova Estrela foi herdada e se tornou palco agradável para Bibiana e a mãe aproveitarem a rotina diária no meio rural. Em 2014, com o Troféu Senar em mãos, a jovem agricultura destacou a importância do setor primário para garantir o crescimento da economia brasileira. “A mulher, hoje, está se destacando no setor rural pelo próprio instinto materno que possui, pela fibra e pela coragem. Ela consegue pensar na casa, na família, na saúde, beleza e no trabalho ao mesmo tempo. A mulher consegue usar o seu carisma e afeto e ainda têm uma visão sistêmica de todos os processos, o que lhe garante maior capacidade para gerenciamento. Quando se tem amor e paixão ao que os resultados vêm naturalmente”, concluiu.
O Portal Agrolink presta uma singela homenagem ao Dia do Agricultor a todos profissionais que planejam e supervisionam os processos da produção agrícola.