CI

Agricultores de Salvador das Missões recebem mudas de maçã e de tomate

Emater/RS-Ascar realizou a entrega de mudas de maçã e de tomate enxertado a agricultores que haviam feito a encomenda junto ao Escritório Municipal


A equipe da Emater/RS-Ascar de Salvador das Missões realizou, nesta semana, a entrega de mudas de maçã e de tomate enxertado a agricultores que haviam feito a encomenda junto ao Escritório Municipal. A maior parte será destinada ao autoconsumo e, em alguns casos, para comercialização no mercado local. 

As mudas de maçã, das variedades Eva e Julieta, necessitam de aproximadamente 100 horas de frio abaixo de 7,2ºC para produzir, portanto, são adaptadas às condições da região. É preciso plantar no mínimo uma muda de cada variedade devido ao processo de polinização. ?Plantios feitos há três anos na região, com mudas repassadas pela Emater, já estão em plena produção, e os produtores têm se mostrado satisfeitos com os resultados?, observa o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Salvador das Missões, Canísio Ittner Berwaldt.

Foram entregues também 600 mudas de tomate, do tipo italiano e gaúcho, a 30 produtores de Salvador das Missões. A maior parte será destinada para consumo próprio e alguns produtores pretendem destinar a produção para comercialização direta ao consumidor e junto ao Quiosque da Coopaf Vida Nova, localizado na BR-392. 

As mudas disponibilizadas são híbridas enxertadas, usando como ?cavalo? ou porta-enxerto uma variedade de tomate resistente aos fungos Fusarium e Verticillium, à bactéria da Murcha do Tomateiro e a nematoides. Como ?cavaleiro? ou enxerto, optou-se por uma variedade híbrida rústica, produtiva e com resistência a alguns vírus do tomateiro, transmitidos pela mosca branca e pulgões. 

O engenheiro agrônomo acrescenta que, ?com a introdução destas mudas, visamos demonstrar aos produtores mais uma tecnologia que proporciona boas produções, resistência a alguns patógenos e pragas, resultando na redução do uso de produtos químicos, bem como em novas possibilidades de produzir para o autoconsumo e comercialização no mercado local e regional?. Enfatiza também que a produção é uma boa alternativa de renda em pequenas áreas, além de oportunizar que a região seja produtora e não apenas importadora de tomates. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.