Agricultores de Sete Lagoas/MG obtêm produtividade de milho acima de média regional

Agronegócio

Agricultores de Sete Lagoas/MG obtêm produtividade de milho acima de média regional

Nesta sexta-feira (26), serão conhecidos os vencedores do IV Concurso de Produtividade de Milho da Região
Por: -Janice
427 acessos

Nesta sexta-feira (26), serão conhecidos os vencedores do IV Concurso de Produtividade de Milho da Região de Sete Lagoas, safra 2008/2009. Ao todo, 71 agricultores se inscreveram. As produtividades obtidas ficaram acima das médias regionais. Entre os participantes, as médias foram de 7.300 kg/ha de milho grão e 16.100 kg de matéria seca/ha de silagem, sendo que na região de Sete Lagoas se produz em torno de 4.500 kg/ha e 12.000 kg matéria seca/ha, respectivamente.

O encerramento do concurso será realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) a partir das nove da manhã. Haverá dia de campo, com estações sobre adubação, escolha de cultivares, mecanização, integração lavoura-pecuária, crédito rural, espaçamento e densidade na cultura do milho.

Durante o evento, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, José Carlos Cruz, fará avaliação dos resultados do concurso e os vencedores serão premiados em quatro categorias: agricultor familiar / milho silagem, agricultor empresarial / milho silagem, agricultor familiar / milho grão, jovem rural / milho grão.

O concurso faz parte das estratégias de melhoria da produção e produtividade de milho na região Central de Minas Gerais e ocorre desde a safra 2005/2006. Nesta edição, participaram produtores de 11 municípios: Baldim, Esmeraldas, Maravilhas, Matozinhos, Papagaios, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Grande parte dos participantes está concentrada em três municípios. Esmeraldas, Papagaios e Pedro Leopoldo reúnem 55 inscritos, o que representa 77% do total. A participação dos agricultores familiares foi de 55% do total. Agricultores empresariais representam 31% e jovens rurais, 14% dos inscritos.

O Concurso de Produtividade é uma iniciativa da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e com as empresas privadas, Sementes Santa Helena, Adubos Vanguard e Tracbel.

Confira abaixo a programação do encerramento do concurso.
8h30 – 9h: Recepção e inscrições
9h – 10h30: Visita aos estandes na Vitrine de Tecnologias
10h30 – 11h: Auditório – Abertura
11h – 12h: Avaliação dos resultados do Concurso
12h – 13h: Premiação
13h: Almoço – confraternização
15h: Encerramento

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink