CI

Agricultores elevam compra de fertilizantes no trimestre

As entregas deste ano estão 45,7% maiores em relação ao primeiro trimestre de 2006


Estimulados pelos preços favoráveis dos grãos, os agricultores brasileiros elevaram as compras de fertilizantes, com vistas à expansão do plantio da safra de inverno. Mas terão um fator limitador para as compras: o aumento nos preços internacionais dos fertilizantes. Levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Matérias Primas para Fertilizantes (Sinprifert) indica que as matérias-primas para fertilizantes subiram até 146% em relação a março de 2006. O aumento, segundo representantes das indústrias, será repassado aos produtores a partir de abril.

O levantamento, baseado nas encomendas feitas pelos produtores, aponta que as entregas de fertilizantes entre janeiro e março deste ano estão 45,7% maiores, na comparação com o primeiro trimestre de 2006, totalizando 4,64 milhões de toneladas. As importações estão estimadas em 3,126 milhões de toneladas, volume 80,3% maior que em igual intervalo de 2006. Os estoques devem diminuir 16,1% no período, totalizando 2,708 milhões de toneladas.

Eduardo Daher, diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), reitera que o aumento da demanda no período deveu-se basicamente à antecipação de compras para o plantio da safrinha de milho e das culturas de inverno. "Também houve muita entrega de nitrogenados para a cultura de cana, que deveria ter sido entregue em dezembro", afirma. Ele observa que também há maior procura de insumos por produtores de café, celulose e citros, estimulados pelos melhores preços desses itens no mercado internacional. "Houve muita compra antecipada. Os estoques de passagem estão baixos e as indústrias, que deveriam reduzir o ritmo agora, estão operando com força total".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.