CI

Agricultores familiares da Bahia serão beneficiados com selos Sipaf

A entrega dos novos selos será na barraca da Agricultura Familiar, no pátio da Festa do Interior de Casa Nova.


Agricultores familiares da cidade de Casa Nova (BA) receberão nesta sexta-feira (7) 60 permissões de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). Cerca de 161 agricultores familiares serão beneficiados e terão o selo de identificação em 297 produtos. 

Os principais produtos que receberão os selos são: carne de caprino e ovino, doces, geleias, polpas de frutas, abóbora, manga, mel, feijão, melancia, peta, sequilhos, tapioca, pinha e rapadura.
               
O agricultor familiar Antônio Borges Barreto, de 66 anos, é um dos contemplados. Ele diz que vê o recebimento do selo como um grande passo para o avanço da agricultura familiar na Bahia. “Estamos muito felizes. Imagino que quando um consumidor for comprar nosso produto e ver que tem o selo vai saber que é produzido por agricultor familiar. A origem mostra que é um produto bom. Assim, seremos valorizados”, acredita. 

Ele e mais nove integrantes da União das Associações dos Trabalhadores Rurais Casanovenses da Economia Solidária (Uates) vão receber o Sipaf. Além da Uates, outras sete associações serão beneficiadas com a entrega do selo.

Para a coordenadora do Sipaf, Simone Barreto, o crescimento das solicitações é um bom indicativo e mostra que a política da Sead está dando retorno aos agricultores familiares que já possuem o selo, despertando assim o interesse de outros. “Nosso objetivo em relação ao Sipaf é oferecer reconhecimento às produções e trazer essa identificação do pela sociedade”, diz. 

Beneficiários

Em Casa Nova, oito associações já são permissionárias do Sipaf. Em eventos anteriores, foram entregues selos para 374 agricultores familiares, identificando 612 produtos. Muitos desses permissionários comercializam para programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

Para os organizadores do evento, a entrega das novas permissões será uma motivação para os agricultores da região. “Nosso município já tem acesso a vários programas da Sead. A entrega dos selos nos faz olhar para o futuro como promissor, como incentivo para o crescimento e valorização da produção dos nossos agricultores”, diz o diretor de Agricultura Familiar de Casa Nova, Valério Rocha. 

A entrega dos novos selos será na barraca da Agricultura Familiar, no pátio da Festa do Interior de Casa Nova.

Saiba mais sobre o Sipaf aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.