CI

Agricultura diversificada melhora rendimentos

A diversificação pode ocorrer tanto acima quanto abaixo do solo


Foto: Nadia Borges

O aumento da diversidade nos sistemas de produção agrícola beneficia os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade sem comprometer a produtividade das culturas. Um grupo de pesquisa internacional descobriu isso ao analisar quase 42.000 comparações entre práticas agrícolas simplificadas e diversificadas. 

A diversificação pode ocorrer tanto acima quanto abaixo do solo em um campo cultivado e é alcançada com práticas de manejo que incluem o cultivo de várias safras em rotação, o plantio de tiras de flores dentro dos campos, a redução do preparo do solo, adição de aditivos orgânicos que enriquecem a vida do solo e o estabelecimento ou restauração de espécies.  

“A diversificação, que adiciona mais variedade aos sistemas de cultivo e à paisagem agrícola, tem sido sugerida como uma forma de tornar a agricultura mais sustentável. Tem potencial para reduzir os impactos negativos da agricultura no clima e no meio ambiente. O aumento da biodiversidade deve melhorar a produção e os serviços do ecossistema, como polinização, regulação de pragas por inimigos naturais, renovação de nutrientes, qualidade da água e mitigação do clima por meio do sequestro de carbono. Embora muita pesquisa tenha sido investida para explorar isso, os resultados dos estudos de diversificação não foram sintetizados. Além disso, o foco tem sido principalmente na diversificação de culturas e vegetação. A diversificação dos organismos do solo raramente foi reconhecida”, comentam os realizadores, da Swedish University of Agricultural Sciences e da Universidade de Bari. 

Com base em 5.188 estudos com 41.946 comparações entre práticas agrícolas simplificadas e diversificadas, uma equipe internacional de pesquisadores mostra em um artigo recente na Science Advances que, em geral, a diversificação mede a melhoria dos serviços ecossistêmicos. As práticas de diversificação geralmente são mantidas no mesmo nível ou até aumentam o rendimento das colheitas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.