CI

Agricultura familiar ganha destaque na Expodireto, em Não-me-Toque

Expodireto disponibilizou um espaço para a divulgação e a comercialização de produtos das agroindústrias familiares do RS


O fortalecimento da agricultura familiar está evidente na 13ª edição da Expodireto Cotrijal, que iniciou nesta segunda-feira (05) em Não-Me-Toque e vai até sexta-feira (09). Considerada uma feira do agronegócio, a partir de 2008 a Expodireto disponibilizou um espaço para a divulgação e a comercialização de produtos das agroindústrias familiares do RS. Para consolidar ainda mais essa participação, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, durante a abertura da Expodireto, sugeriu ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar. O ministro disse que irá atender à solicitação já para o próximo ano.


Desde 2008, o número de expositores tem aumentado e existe uma lista de agroindústrias dispostas a participar da Feira. Com a concordância do mi9nistro da Agricultura a este pleito, o presidente da Cotrijal está otimista: "A parceria está fortalecida", anunciou Mânica, na tarde do dia 5, durante a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar.

Pavilhão
O Pavilhão da Agricultura Familiar é considerado uma alternativa para o contato direto entre o consumidor e o produtor. Neste ano, são 146 estandes, divididos entre agroindústrias familiares, artesanato e flores e folhagens, que representam o potencial da agricultura familiar de todas as regiões do Estado.

Pronunciamentos
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ivar Pavan, fez elogios ao trabalho que a Emater desenvolve no Estado junto aos agricultores familiares. Conforme ele, graças ao trabalho da extensão rural é possível realizar feiras iguais há que está acontecendo em Não-Me-Toque. "Com estas feiras, os agricultores podem apresentar seus produtos ao consumidor", disse. "E ainda mais em uma feira como está, onde podem conhecer o que tem de mais novo em tecnologias e pesquisas para o campo", enfatizou. Ao finalizar seu pronunciamento, deu por aberto a o Pavilhão da Agricultura Familiar.

Emater
O presidente da Emater, Lino De David, afirmou que o somatório de um conjunto de pontos (agricultura, políticas públicas, patrocinadores e organizadores), ajuda a criar novas alternativas, e que desta forma é possível construir o desenvolvimento rural do Estado. "É necessário somar esforços, pois iniciativas como esta ajudam a construir novas alternativas, aonde a produção tenha agregação de valor e traga o desenvolvimento rural".

A agricultora Salete Arruda, representando os expositores do Pavilhão, afirmou que, "para nós da agricultura familiar é muito importante oportunidades iguais a esta, pois podemos comercializar e divulgar os nossos produtos". O diretor do BRDE, Hermeto Hoffmann, explicou: "Quando idealizamos o pavilhão da agricultura familiar na Expointer, foi justamente para criar espaços iguais a este, onde este setor da produção agrícola pudesse mostrar seus resultados".


Expansão
Para o diretor presidente da empresa BSBIOS, Erasmo Battistella, um dos patrocinadores do Pavilhão, auxiliar na expansão do pavilhão da agricultura familiar é uma obrigação. "Queremos reafirmar nosso compromisso com a agricultura familiar, pois além de serem nossos produtores da matéria-prima, também queremos o seu desenvolvimento. E espaços como este são ideais".

Também presente, o deputado estadual Heitor Schuch manifestou-se no sentido de que feiras iguais a essa se repitam por muitos anos. "Faço votos de que isso possa se repetir por muitos e muitos anos, por que faltava um lugar aonde a agricultura familiar mostrasse seus produtos".

Na opinião do representante da Fetag, Carlos Joel da Silva, as feiras possibilitam que a agricultura familiar possa mostrar produtos que têm qualidade igual aos industrializados. "Isso possibilita a agregação de renda aos agricultores e assim motiva os nossos jovens a permanecerem no campo", afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.